Volta às aulas

Com 154 alunos e novos ingressantes, FURG-SLS retoma semestre no Dia do Professor

Semestre envolve atividades letivas em cinco cursos de graduação

As atividades letivas do semestre 2024/2 foram retomadas nesta terça-feira, 15, no Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Até o momento, 154 alunos estão matriculados nos cinco cursos de graduação oferecidos no Campus: Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, e Licenciatura em Educação do Campo.

Segundo informações da secretaria, esse número pode ser alterado, já que o período de ajustes ainda está em andamento. Entre os cursos que receberam novos alunos estão: Agroecologia (1), Licenciatura em Educação do Campo (1), Gestão de Cooperativas (5) e Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (5).

Para o diretor Eduardo Volgemann, a retomada das aulas é sempre um momento de expectativa para reencontrar colegas e servidores, além de compartilhar as novidades das férias.

“Hoje, casualmente estamos comemorando o Dia do Professor e também celebrando o retorno às aulas na FURG e no Campus de São Lourenço do Sul. Com a retomada, também chegam novas disciplinas, projetos e pesquisas. A Direção do Campus espera que o semestre que seja bastante produtivo e que todos possam concluir suas atividades com sucesso, principalmente após esse momento trágico que o Rio Grande do Sul viveu em maio”, afirmou.

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) reforça que o início das atividades acadêmicas é uma oportunidade para fortalecer o senso de comunidade universitária, incentivando os estudantes a explorarem as potencialidades da formação superior, além de enfrentarem os desafios acadêmicos. 

A Prae tem como missão auxiliar os alunos no acesso e permanência na universidade, com ações voltadas à formação profissional e humanística, combatendo a evasão e promovendo inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Luciana Vargas, assistente social com atuação na Coordenação de Atenção ao Estudante (CAE) da PRAE/SLS, destacou algumas das ações neste semestre.

“Como a participação na Acolhida Cidadã para receber os ingressantes do curso de Letras, trabalho com o Edital de Auxílios Estudantis, os atendimentos da psicologia escolar, o Programa de Acompanhamento Pedagógico, além da Interpretação e Tradução da Língua Brasileira de Sinais, que compõem o universo de trabalho institucional em prol do acolhimento, do apoio à permanência e do desenvolvimento estudantil”, concluiu.