As turmas dos cursos de Licenciatura em Educação e Letras do Campus da FURG de São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participaram, na noite desta terça-feira, 10, de uma palestra e de uma roda de diálogos na sala 3201 do prédio 3 da Universidade sobre a história dos pomeranos no município.
A atividade foi conduzida pelo escritor Airton Fernando Jepsen, técnico mecânico, egresso do curso de Licenciatura em História no polo de ensino a distância da FURG, e mestre em História pelo PPGH/ICHI – FURG, com o projeto de pesquisa “Religiosidade, Crenças e Superstições do Povo Pomerano em São Lourenço do Sul”.
A ideia da palestra surgiu a partir da interação de Aline Nardes dos Santos e Graziela Rinaldi da Rosa, docentes que coordenam as disciplinas de Educação Popular e Pedagogia do Campo, Tópicos especiais em Educação do Campo e Introdução à Gramática Normativa.
“No início do semestre, a professora Graziela manifestou interesse em convidar o escritor e pesquisador Airton Jepsen para falar sobre sua obra mais recente sobre a história e cultura pomerana. Dado que o curso de Educação do Campo tem uma proposta bastante voltada para os povos tradicionais, disciplinas como a da professora Graziela, Tópicos Específicos em Educação do Campo, abordam muito do contexto lourenciano nesse sentido”, explicou Aline.
A turma de Letras que participou da palestra está atualmente matriculada na disciplina de Introdução à Gramática Normativa, ministrada por Aline. De acordo com a docente, esta disciplina é voltada para alunos do primeiro semestre, e apesar de muitos serem do município, alguns ainda não conheciam a história dos pomeranos.
“Para o Curso de Letras, em especial para esses estudantes iniciantes, é fundamental construir saberes sobre essa realidade onde futuramente atuarão como professores”, frisou Nardes.
“São momentos importantes para pensarmos na forma como podemos vislumbrar nossa realidade sociocultural sob uma ótica multilíngue e multicultural - não só da língua portuguesa, mas do pomerano e do alemão, das línguas indígenas e das línguas africanas em seu legado até hoje presente. Por isso, é extremamente relevante, para essas duas licenciaturas do Campus, construirmos cada vez mais espaços que viabilizem conhecermos e discutirmos a história e a cultura de São Lourenço do Sul, em toda a sua diversidade”, complementou Aline.
Nas disciplinas do curso de Licenciatura em Educação do campo, envolvidas na atividades, Graziela disse que "buscou-se aprofundar os conhecimentos sobre a história e memória dos pomeranos de São Lourenço do Sul, valorizando os saberes e fazeres do campo, especialmente de povos tradicionais, fortalecendo os diálogos com a Educação Popular e a Pedagogia do Campo".
A palestra proporcionou uma reflexão sobre os temas abordados nas disciplinas, envolvendo uma análise das relações intrínsecas entre língua, cultura, história e relações de poder, que influenciam a forma como as pessoas se veem e veem os outros.