SUSTENTABILIDADE

Doutor em Glaciologia abre programação do Junho Sustentável no Campus de Santo Antônio da Patrulha

Palestra apresentou dados a partir de pesquisas realizadas na Antártica.

 

Dando início à programação do Junho Sustentável, mês onde a Universidade Federal do Rio Grande concentra atividades sobre a temática da Sustentabilidade, o Campus de Santo Antônio da Patrulha recebeu o professor Dr. Jorge Arigony Neto, do Instituto de Oceanografia da Furg, na tarde da última sexta-feira, 03, para palestrar sobre o "Monitoramento das massas de gelo da Antártica no contexto das mudanças climáticas” na sala 02 do prédio administrativo da Unidade Bom Princípio. A atividade foi promovida pela Secretaria Geral de Administração e Direção do Campus, representadas respectivamente pela Técnica Administrativa em Educação, Márcia Kurz e a Vice Diretora, Professora Darlene Webler.

Dr. Arigony é associado no Instituto de Oceanografia da FURG, onde coordena o Laboratório de Monitoramento da Criosfera do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera. Atuou como Visiting Associate Professor na Universidade Macquarie na Austrália, entre 07/2019 e 06/2020. Foi o primeiro brasileiro treinado em nível de Doutorado na área de Sensoriamento Remoto da Criosfera. É Geógrafo (1997) e Mestre em Sensoriamento Remoto (2001) pela UFRGS, e realizou estágios de Pós-Doutorado no Centro Polar e Climático dessa Universidade (2007-2008) e na Universidade Macquarie, Austrália (2019-2020).

Na sua carreira como pesquisador, Arigony publicou 63 artigos científicos completos e 5 capítulos de livros, e possui experiência como Principal Investigador e Co-Investigador em projetos da Agência Espacial Europeia (ESA), do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e da Agência Espacial Italiana (ASI), e na coordenação do Centro Regional para a Península Antártica no projeto internacional Global Land Ice Measurements from Space (GLIMS). Além disso, executou diversos projetos de pesquisa, cooperação internacional e ensino financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERGS, BRICS e European Science Foundation, e recebeu o Google Latin America Research Award em 2016, 2017 e 2018, pelo desenvolvimento de estações autônomas de baixo custo para monitorar o impacto das mudanças climáticas nas geleiras.

Ele apresentou a temática do meio ambiente na atualidade e os impactos no cotidiano a partir de pesquisas realizadas na Antártica, como pesquisador da FURG conhecido e requisitado internacionalmente, além de ser bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, em atividade desde 2011.

A palestra teve como público-alvo a comunidade acadêmica do campus, pesquisadores, professores, estudantes concluintes do Ensino Médio e comunidade em geral, que ao final da explanação do professor, teve amplo espaço para questionamentos prontamente respondidos pelo pesquisador.

JUNHO SUSTENTÁVEL

A programação do Junho Sustentável segue intensa no Campus de Santo Antônio da Patrulha:

09/06- 10h35 e 17h10 – Mostra Especial Ecofalante: “O Caso do Chocolate”

14/06- 17h10 - Mostra Especial Ecofalante: “A Escala Humana”

15/06- 17h10 - Mostra Especial Ecofalante: “O Golpe Corporativo”

20/06- 20h40 - Mostra Especial Ecofalante: “Cheirando Mal”

28/06- Plantio de Mudas Nativas na Unidade Bom Princípio

Acompanhe a programação de toda a universidade pelo www.junhosustentavel.furg.br

Source: Divulgação