As aulas do segundo semestre letivo da Universidade Federal do Rio Grande no campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) terão início no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira.
As unidades de Bom Princípio e Cidade Alta aguardam os alunos veteranos e os novos, que estarão chegando por meio do Edital Específico Simplificado FURG 2022/2 efetuado, exclusivamente, com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos um dos seguintes anos: 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021, uma novidade realizada este ano para atrair mais estudantes para a instituição.
A direção do campus está se preparando para receber os acadêmicos dos cursos de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia da Produção e Administração através da Acolhida Cidadã que está prevista para ocorrer na instituição no período de 21 a 28 de setembro. A ação tem por finalidade recepcionar e integrar os novos alunos à vida universitária.
Para o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, a universidade consolida a sua presença no litoral norte gaúcho com os novos investimentos em infraestrutura realizados nas duas unidades ou complexos de edificações existentes em Santo Antônio da Patrulha: Unidade Cidade Alta e Unidade Bom Princípio. “Num total, são mais de 7250 m2 de área construída nas duas unidades. Na Unidade Cidade Alta além de salas de aulas e de permanências dos servidores, existem laboratórios de química, matemática e física. Já na Unidade Bom Princípio, onde atualmente encontra-se o prédio administrativo com a direção, administração e secretaria do campus e a biblioteca, estão também o Centro Tecnológico destinado às pesquisas, o Centro de Convívio dos Estudantes, o pavilhão 01 de salas de aulas e laboratórios com dois pavimentos e a Casa de Estudantes com capacidade de abrigar 60 alunos”, completa.
Segundo Valente, a comunidade acadêmica aguarda ainda para este ano o início das obras de pavimentação, construção de estacionamentos e calçadas na Unidade Bom Princípio que deverão ser licitadas em breve pela Pró-reitoria de Infraestrutura da FURG (Proinfra).
O diretor destaca também que já estão concluídos os projetos arquitetônicos para a construção de mais um pavilhão de salas de aulas e laboratórios, o Centro de Tecnologia Metal Mecânico, um Restaurante Universitário e o Centro de Convívio dos Estudantes que dependem apenas de recursos do Ministério da Educação para serem construídos, elevando a área total do campus para 13.500m2.
Por fim, Valente informa que, atualmente, uma comissão de servidores finaliza estudos para a sinalização de novos cursos para o campus que poderão ser implementados após o desenvolvimento de seus projetos, aprovação na instituição e autorização de vagas para novos docentes e técnicos pelo ministério da Educação.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.