RECONHECIMENTO

Representantes da FURG conquistam o prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, da Fapergs

Docentes da universidade receberam destaques nas categorias “Pesquisador Destaque” e “Startup Inovadora”

Vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou nesta segunda-feira, 19, os nomes dos representantes que conquistaram o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022; entre os contemplados estão duas indicações da FURG. Na oportunidade, a universidade apontou cinco nomes; dos quais receberam a premiação o professor Jorge Alberto Vieira Costa - na categoria “Pesquisador Destaque” -, e, representando a Augen Engenharia e Inovação, o professor Fabricio Santana - na categoria “Startup Inovadora”.

As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia, realizaram a submissão dos concorrentes para 13 categorias de premiação. De acordo com informações publicadas no site da Fapergs, a categoria Pesquisador Destaque - que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica nas suas áreas do conhecimento -, contou com agraciados em oito áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Engenharias; Física e Astronomia e Química.

O certame também contempla estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador, além de reconhecer, ainda, o empreendedorismo e a inovação com as categorias: Startup Inovadora e Pesquisador na Empresa.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, utilizou-se a mesma estratégia de 2020, ocasião em que 50% das indicações feitas pela FURG foram agraciadas. Os termos do edital foram estudados e os currículos dos potenciais candidatos foram analisados em detalhe para que a indicação fosse bastante qualificada. Depois de dois anos em modelo virtual, a premiação será realizada presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 no dia 10 de novembro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Pesquisador Gaúcho – Jorge Costa

Atuando como docente de nível superior e pesquisador há mais de 25 anos, Jorge Costa é docente nos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Bioquímica da FURG, bem como faz parte dos Programas de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (FURG), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade de Passo Fundo) e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Universidade Federal do Paraná). O docente foi criador dos cursos de Engenharia Bioquímica (FURG) e Técnico em Alimentos (Instituto Federal do Amapá).

No campo da pesquisa, as pesquisas conduzidas pelo professor acerca do estudo de microalgas têm cooperado para alavancar o Brasil no cenário mundial. As microalgas são ricas em nutrientes indispensáveis para a alimentação humana, sendo fonte alternativa de alimentos que não concorrem com a agricultura convencional por terras.

Seus trabalhos incluem a utilização das microalgas em alimentos, biocombustíveis e biofertilizantes, e atende inúmeros objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Jorge é consultor de várias empresas como Ouro Fino Agronegócios, Ouro Fino Saúde Animal, Bunge, Timac, IMCOPA, entre outras. Sua atuação em pesquisa, além de colocá-lo como docente pesquisador nível 1B do CNPq, o torna um cientista reconhecido mundialmente na área de engenharia, ciência e tecnologia de alimentos. Em 2018 o docente foi considerado pela revista Plus Biology um dos pesquisadores mais influentes do mundo.

Jorge possui histórico de projetos aprovados em vários órgãos de fomento sempre com foco na formação de recursos humanos e estudos científicos. Em 2020 venceu a competição mundial no "Program The Aviation X Lab" para mentoria na implementação de Startup em Dubai.

Para o professor, a notícia da indicação veio como uma grande surpresa. “Tão grande quanto a felicidade de ter sido escolhido para o prêmio. A satisfação de ter o meu nome indicado pelos colegas da instituição já foi imenso, mas ainda mais por ter sido escolhido na área das ciências agrárias, campo tradicional da Fapergs, sobretudo em um estado tradicionalmente agrícola e com um volume de trabalhos científicos muito grande”, explicou Jorge.

“São 36 anos como professor permanente da FURG, e durante esta trajetória, passamos por muitas etapas acadêmicas como a criação de cursos de graduação, de pós-graduação, grupos de pesquisa, instalação de laboratórios; toda infraestrutura que está por trás deste reconhecimento. O prêmio é fruto de toda uma equipe que possibilita o desenvolvimento das atividades de pesquisa, de todo apoio que a universidade me deu e, ainda, de toda confiança que a própria Escola de Química e Alimentos (EQA) depositou no meu trabalho”, ressaltou o docente.

Ainda segundo Jorge, a premiação cumpre ainda outro propósito; o de inspirar a comunidade acadêmica. “O Prêmio Pesquisador Gaúcho é reconhecido como a maior premiação de ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul; os jovens que estão vendo isso, tanto os estudantes de graduação, mas em especial os mestrandos e doutorandos, com certeza recebem um estímulo em perceber que os seus professores e pesquisadores próximos a eles estão sendo reconhecidas. Ainda mais no Brasil que, quando comparado com outros países equivalentes, promove poucas premiações e reconhecimento para ciência e tecnologia”, concluiu o professor.

Startup Inovadora – Augen Engenharia e Inovação

A Augen, por sua vez, é uma empresa voltada à transformação digital do saneamento – por meio do tratamento da potabilidade da água de forma automatizada. Para aplicar a ideia e mudar esta realidade, a empresa desenvolveu o ‘SATA’, método que materializou o conceito “saneamento plug-and-play”, permitindo que as atuais tecnologias sejam aplicadas em infraestruturas com décadas de funcionamento.

Diferente do mercado, os equipamentos produzidos pela Augen integram sensores analíticos, dosadores e sistemas supervisórios. Com tecnologia própria, a startup possui equipamentos modulares, que podem ter diferentes combinações, permitindo a criação do chamado ‘POÇO 4.0’ - um sistema voltado ao tratamento de água subterrânea -, e o ‘ETA 4.0’, para água superficial. Todos estes equipamentos contam com diferentes opções de conectividade, permitindo a operação remota e autônoma, criando a gestão digital da água.

Atualmente, a Augen está presente em dez cidades, impactando mais de 500.000 pessoas, por meio do tratamento de 176 milhões de litros de água diariamente, reduzindo o custo do processo de potabilidade em até 30%. A equipe da empresa é composta por mais de 20 colaboradores, foi fundada por três engenheiros: Cézar Augusto da Rosa, Fabricio Butierres Santana e Moises Fernandes Borges.

“Para a Augen foi uma honra termos sido indicados para concorrer ao prêmio e uma felicidade ainda maior o reconhecimento do nosso trabalho com o destaque concedido. Esta é uma das premiações mais relevantes do cenário científico do Rio Grande do Sul, ainda mais vindo da Fapergs, uma instituição que muito faz não só pela pesquisa básica, mas também, mais recentemente, pela inovação tecnológica”, frisou Fabricio Santana.

Para Santana, a Augen é o resultado de um processo governamental, tendo sua criação possibilitada a partir da criação da lei de inovação. Em conjunto com a legislação, a FURG, por sua vez, redigiu, aprovou e institucionalizou a sua política própria de inovação, que proporcionou, por sua vez, um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de inovação na instituição.

“Este resultado, é fruto de um ecossistema criado pela FURG. Estamos felizes e gratos pela empresa conseguir comemorar e entender a importância desse ambiente criado aqui na universidade, formado por uma incubadora de empresas com atuação muito sólida e um parque tecnológico cada vez mais forte e reconhecido no cenário nacional. Temos muito a agradecer à universidade, não só pela indicação, mas também pela criação desse espaço propício ao desenvolvimento, capaz de promover a aproximação entre a ciência e as empresas, contribuindo para a sociedade com novas tecnologias e novos ganhos, trazendo saúde e bem-estar”, adicionou Fabricio.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.