O projeto “Inovação Medlife V1.0”, projetado e elaborado por pesquisadores da unidade iTec/FURG, foi contemplado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na modalidade ‘Aglomeração Tecnológica 1’ (AT1), obtendo um aporte de R$ 300 mil, onde reúnem-se duas ou mais empresas de micro ou pequeno porte para desenvolver inovação. O recurso será utilizado, conforme previsto pelo programa, como parte da contrapartida das empresas.
O projeto tem investimento total na ordem de R$ 1,5 milhão e propõe uma solução, em parceira com duas empresas gaúchas – a Mefdlife e Smart Group – na área de tecnologias aplicadas à saúde, envolvendo processamento de linguagem natural, inteligência artificial, integração e conexão com sensores, big data e analytics.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG Márcio Machado, trata-se de um grande projeto de pesquisa, desenvolvimento e principalmente, inovação, e envolverá diversos pesquisadores e bolsistas da universidade, totalizando uma equipe com mais de 30 pessoas, que proporcionará o conhecimento e experiência profissional, além de potencializar a competitividade da empresa gaúcha, reforçando assim, o papel da universidade pública com a sociedade.
“A Medlife é uma startup que apresenta grande potencial para se tornar destaque no cenário das healthtecs nacionais. A empresa tem apresentado crescimento acelerado e tem inovação no seu DNA. Desde seu nascimento, se preocupou em buscar parcerias com instituições científicas para apoiar e acelerar a pesquisa, desenvolvimento e inovação de portfólio de produtos”, destacou Márcio Machado.