LEME

Projeto de Letramento Estatístico da FURG é reconhecido como melhor do mundo

Cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na Malásia em agosto

Photograph: Fernando Halal/Secom

“É um reconhecimento para a nossa instituição. A comunidade internacional começa a nos ver com outros olhos”. Este é o sentimento da coordenadora do Melhor Projeto de Letramento Estatístico do Mundo, Mauren Porciúncula. Reconhecido pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI) e Associação Internacional de Educação Estatística (Iase), o projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME) da FURG recebeu o título em cerimônia realizada na Malásia, no dia 22 de agosto.

O objetivo do projeto é a transformação social de estudantes, por meio de práticas pedagógicas ativas, lúdicas e interdisciplinares. O LeME promove o letramento estatístico de crianças e jovens para que possam ler, de forma autônoma e crítica, as informações veiculadas na sociedade.

No projeto, são desenvolvidas ações de aprendizagem que buscam explorar, estatisticamente, temas do cotidiano dos participantes. Assim, os estudantes atuam como pesquisadores, coletando e analisando dados, e os apresentando ao final.

Segundo Mauren, a educação estatística fomenta a pesquisa na área e possibilita o letramento estatístico, que pode desenvolver outras habilidades, como a justiça social. “A gente vem descobrindo que, ao letrar as pessoas em estatística, é possível obter outros efeitos para além da aprendizagem estatística em si, como uma leitura do mundo”.

Reconhecimento internacional

Docente há 20 anos, Mauren recorda como o processo de reconhecimento internacional do LeME iniciou: “Em cada evento que eu participava para conhecer a comunidade que atuava com a educação estatística, levava uma oficina do LeME, assim como um kit composto por uma ecobag, lápis, caneta e régua - o mesmo que entregamos aos estudantes pesquisadores”. Assim, de acordo com ela, a comunidade internacional passou a conhecer as ações do projeto de extensão desenvolvido na FURG.

A organização internacional da competição, de acordo com Mauren, entrou em contato para que o LeME submetesse um artigo sobre suas ações para concorrer ao prêmio. Assim, a equipe pôde perceber a parceria com outras instituições. “O momento é sempre de muita troca, de ver o que está sendo realizado no mundo e trazer para cá. Então o prêmio hoje é uma conquista nossa em parceria com pessoas do mundo todo que nos permitem crescer juntos”, disse.

 

O projeto ficou entre os cinco finalistas da competição e foi selecionado como o Melhor Projeto de Letramento Estatístico do Mundo. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada durante o 62º ISI World Statistics Congress.

Iniciação à docência

Denominados de comandantes, considerando toda a terminologia náutica atribuída ao LeME, os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Estatísticos atuam como professores dentro do projeto desenvolvido no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). Atualmente, participam do LeME 13 bolsistas do PET.

Ao abordar a relação do PET com o projeto, Mauren comenta sobre o amadurecimento do PET, considerando que atualmente só participam estudantes dos cursos de licenciatura da FURG: “temos uma formação importante de professores por meio do LeMe. A estatística é um elo integrador na prática interdisciplinar”.

Estudante de Letras-Português, Hayane Fernandes participou como estudante na primeira turma do LeME e hoje atua como comandante. Para ela, a experiência e a troca são únicas e possibilitam o relacionamento entre realidades diferentes através da aprendizagem. “A primeira vez que eu participei, no semestre passado, foi incrível porque eu me emocionei e eles se emocionaram comigo”, disse.

Alexsandra de Los Santos é formanda do curso de História e contou que no início se questionava sobre participar de um grupo de educação estatística, mas que agora vê “o quanto toda essa questão da interdisciplinaridade foi importante para a minha formação enquanto educadora e na minha caminhada na graduação”. Segundo ela, “ter contato com o LeME foi enriquecedor em diversos aspectos, mas é muito interessante a gente ter contato com esses jovens que vão para o centro fazer cursos profissionalizantes, e analisar a experiência deles também”.

“Uma das virtudes da educação é a interdisciplinaridade e isso a gente aprende dentro do grupo da estatística desde o começo”, reflete Leonardo Greque, estudante do curso de Geografia/Licenciatura. O estudante considera importante a atuação dentro de sala de aula no espaço disponibilizado pelo LeME, já que “na hora de iniciarmos o estágio, nos facilita por estarmos preparados e sabermos como é uma sala de aula”.

 

 

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