MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL

Professores da EE e EQA representam a Furg em audiência pública sobre biorrefinaria na Assembleia Legislativa

Reunião discutiu as oportunidades e desafios associados à conversão da Refinaria Riograndense na primeira a processar 100% de carga biossustentável no País

Photograph: Nathan Oliveira - AL/RS

 Os professores Henara Lillian Costa Murray, da Escola de Engenharia (EE) e Tito Roberto Cardaval Júnior, da Escola de Química e Alimentos (EQA), representaram a FURG em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RS no último dia em 14 agosto, para discutir as oportunidades e desafios associados à conversão da Refinaria Riograndense, localizada no município do Rio Grande, na primeira Biorrefinaria a processar 100% de carga biossustentável no País.
A audiência pública ocorreu no âmbito da Comissão Agricultura + Economia (Matéria-prima renovável), por iniciativa do deputado estadual Halley Lino (PT). O evento contou com a participação dos diretores da Refinaria Riograndense, Felipe Jorge e Sérgio Satti, de diversos deputados, além de representantes da FURG, Embrapa, Emater, Conselho Regional de Biologia, dentre outros. A professora Henara Lillian Costa Murray compôs a mesa, onde apresentou a expertise, as tratativas de cooperação em andamento e o apoio da FURG à conversão da Refinaria Riograndense em biorrefinaria

A biorrefinaria instalação industrial que utiliza matéria-prima renovável para produzir uma variedade de produtos, incluindo biocombustíveis, produtos químicos e materiais. Ao contrário das refinarias de petróleo tradicionais, que usam combustíveis fósseis, as biorrefinarias empregam biomassa (como resíduos agrícolas, florestais e outros materiais orgânicos) como sua fonte primária.

A biomassa, sendo a matéria-prima principal das biorrefinarias, é um recurso abundante e renovável, com potencial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover uma economia mais circular. A utilização de resíduos agrícolas e outros materiais orgânicos também contribui para a redução do impacto ambiental e para a valorização de recursos que poderiam ser descartados.

 

 

 

Gallery

A audiência pública ocorreu no âmbito da Comissão Agricultura + Economia

Nathan Oliveira - AL/RS