RECONHECIMENTO

Professor da Famed é indicado para representar governo brasileiro na Rede BRICS TB Research

Missão é acelerar pesquisa na estratégia global de controle da tuberculose estabelecida pela OMS

O professor Pedro Almeida da Silva, líder do Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica (NUPEMM) integrante da Famed e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) , foi recentemente indicado pelo Ministério da Saúde para integrar a representação do governo brasileiro na Rede BRICS Tuberculosis Research, cuja missão principal é acelerar a pesquisa, desenvolvimento e inovação entre os países do BRICS, possibilitando alcançar as metas previstas na estratégia End TB – estratégia global de controle da tuberculose estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para os próximos 15 anos.

“Eu vejo a nomeação para compor a delegação brasileira da Rede BRICS de Pesquisa em Tuberculose com uma grande responsabilidade no conjunto de ações internacionais que visam a redução do impacto negativo da tuberculose. A formulação de políticas públicas, nacionais e internacionais, que promovam a transferência de conhecimento científico, tanto na formação de profissionais como na transferência de tecnologia, em conjunto com a redução das desigualdades socioeconômicas é o alicerce que sustenta a estratégia End TB (Fim da TB)”, declara professor Pedro.

A tuberculose no Brasil e no mundo

A pandemia da Covid-19 causou um dramático recuo no controle da tuberculose em todo o mundo, com um significativo aumento da subnotificação; tuberculose com microrganismos resistentes aos antimicrobianos e aumento da taxa de mortalidade, especialmente nas populações com maior vulnerabilidade socioeconômica.

O trabalho da Rede BRICS TB Research visa uma redução significativa na morbimortalidade causada pela TB, que hoje causa cerca de 10 milhões de novos casos, anualmente, em todo o mundo. O Brasil é um dos 30 países considerados prioritários pela OMS para o controle da TB, pois apresenta muitos casos da doença (90.000 novos casos/ano), sendo 10% de coinfecção HIV/TB.

Rede TB-BRICS

A Rede TB-BRICS visa acelerar o desenvolvimento de vacinas, antimicrobianos e métodos diagnósticos, promovendo o intercâmbio de P,D & I entre os países que integram o grupo BRICS.

Pedro ressalta que sua nomeação pelo Ministério da Saúde deu-se pela visibilidade da FURG e do grupo de pesquisa (NUPEMM) no campo da TB. O NUPEMM tem sido protagonista, ao longo de 30 anos, no desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da tuberculose.

 

 

Gallery

Na imagem aparecem cinco mulheres sentadas, uma ao lado da outra e atrás delas oito pessoas em pé. Todos olhando para frente e sorrindo.

Professor Pedro (o segundo da esquerda para a direita, em pé), em reunião da OMS, em Genebra, em fevereiro de 2020.

Arquivo Pessoal