PESQUISA INTERDISCIPLINAR

PPG em Letras lança Dicionário Eletrônico da imprensa literária em língua portuguesa

Projeto de caráter internacional aborda o tema no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde

O Dicionário Eletrônico é um projeto vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da FURG que pretende reunir verbetes em torno do tema imprensa literária em língua portuguesa, reunindo material, em um primeiro momento, sobre Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. Os verbetes tratam de jornais e revistas literárias e também sobre escritores e a sua relação com os periódicos literários. O início do projeto prioriza o século XIX.

Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor Mauro Póvoas, “temas transversais também podem ser abordados, como a mulher e a imprensa, o negro e a imprensa, a imprensa literária no Rio Grande do Sul no século XIX, entre outros. E ainda as relações transatlânticas, culturais e econômicas que eram observadas entre as cidades portuárias, como por exemplo, Rio Grande, Recife, Lisboa e Luanda”.

Além do professor Mauro, o projeto também é coordenado por Francisco Soares que é português, e professor visitante do PPGL/FURG. O projeto contou com o apoio financeiro da Chamada Universal do CNPq, “fomos contemplados no edital de 2018. Quanto aos verbetes, estamos no começo da recepção do material dos colaboradores, temos cerca de 20 verbetes e já estamos com um bom número de visualizações. Em breve vamos lançar um livro do projeto”, afirma Mauro.

Informações sobre o Dicionário Eletrônico, os coordenadores e links úteis podem ser acessadas pelo site.

V Colóquio de Estudos Literários

A edição deste ano do Colóquio de Estudos Literários – promovido pelo PPGL – trouxe como tema o lançamento do Dicionário Eletrônico. O evento apresentou a página do projeto, contou com mais de 100 inscritos e ocorreu - de forma remota devido à pandemia -, nos dias 6 e 7 de dezembro. Entre os palestrantes, que compartilharam contribuições ao Dicionário Eletrônico, professores da USP, da PUCRS, UNESP, Unicamp, UEFS/BA e FURG, e mais dois docentes de Portugal, da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa.

Mauro explica que, o evento e o projeto são internacionais, já que traz a interlocução com Portugal e os países africanos de língua portuguesa. O reitor Danilo Giroldo esteve na abertura, assim com a diretora do ILA, Elaine Nogueira. O evento foi gravado e está disponível na página do Youtube do PPGL .