FURG CIÊNCIA E SOCIEDADE

Parceria entre Corsan e FURG leva ao desenvolvimento de equipamento inovador

Sistema de respirometria potencializa a obtenção de informações nas estações de tratamento de efluentes

Uma parceria entre a Corsan e a FURG para a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas tecnológicas possibilitou o desenvolvimento de um equipamento inovador. O sistema de respirometria online, fruto da parceria, permitirá a obtenção de informações sobre a performance da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em uma escala de tempo 300 vezes menor que os procedimentos atualmente utilizados.

A respirometria é o processo de medição e interpretação da taxa de consumo de oxigênio por unidade de tempo e de volume. Ela oferece subsídios tanto para a compreensão dos fenômenos microbiológicos desenvolvidos no interior dos tanques de aeração das estações, como para o melhor controle e racionalização dos processos.

O projeto desenvolvido por meio da parceria foi executado na Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (Sitel) no município de Triunfo. De maneira inédita, a integração das informações do respirômetro com a modelagem gráfica da bacia de aeração da Sitel, permitiu a simulação de diferentes estratégias de controle operacional, pelo uso de ferramentas avançadas de computação de alto desempenho.

O valor total investido foi de R$ 469.780,80, com recursos próprios da Corsan, contrapartida da Universidade e deduções por incentivos pela Lei do Bem. O montante foi aplicado na aquisição de equipamentos e demais itens para o desenvolvimento das atividades de pesquisa.

Ao final do projeto foram entregues dois protótipos de respirômetros online, além da definição das melhores estratégias para redução dos custos na bacia de aeração.

A figura abaixo descreve as etapas envolvidas no desenvolvimento deste projeto.

Cartaz