NAVEGAÇÃO

Oceantec recebe oficiais da Marinha do Brasil no Centro de Simulação de Manobras Navais

Parque Tecnológico abriga simulador do APL Marítimo RS

Photograph: Divulgação

Em novembro, Oficiais da Marinha do Brasil visitaram o Centro de Simulação de Manobras Navais do APL Marítimo RS, no Oceantec – Parque Tecnológico localizado no Campus Carreiros da FURG.

O Capitão de Corveta Figueira Silva, Comandante do navio-patrulha Babitonga P-63 da Marinha do Brasil, e o Capitão-Tenente Talles ficaram satisfeitos com a oportunidade de conhecer o equipamento e o consideraram como uma ferramenta importante que poderá contribuir para a segurança e a navegação na região.

Após a visita, o Capitão de Corveta Figueira Silva ressaltou o grau de realismo da manobra apresentada e da importância de aliar teoria e prática. “Desenvolvemos atividades complexas, tanto no cotidiano quanto no trabalho, que necessitam mais do que o aprendizado teórico. A utilização de simuladores como o do Oceantec são de grande importância para a familiarização e preparação dos navegantes, trazendo, através da realidade virtual, uma aproximação ao que se vive realmente no mar, inclusive com a simulação das variações climática enfrentadas pelos Homens do Mar”, reforçou.

O professor Jorge Braz, que acompanhou os oficiais na visita, afirmou que a visita faz parte de uma parceria firmada entre a Marinha do Brasil e a Escola de Engenharia (EE) da FURG, e salientou a importância desta aproximação entre as instituições.