SAÚDE PÚBLICA

Obra técnica coordenada por professor da FURG celebra Práticas Corporais e Atividades Físicas

Financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde, trabalho reúne um coletivo de pesquisadores

Um grupo de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior, sob a coordenação do professor Alan Goularte Knuth (FURG), produzirá uma obra técnica na temática Promoção da Saúde e Promoção das Práticas Corporais e Atividades Físicas, em atendimento a edital da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

A obra é uma das 20 propostas aceitas para a série técnica de celebração dos 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) com temas específicos - por exemplo, Promoção da Saúde e saúde mental, prevenção e controle do tabagismo, alimentação adequada e saudável, entre outros.

O edital público promovido pela Opas busca incentivar a implementação de ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e as obras técnicas terão como público-alvo profissionais e gestores do SUS. A Opas, fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo e atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

O coletivo de pesquisadores que trabalhará na obra técnica das Práticas Corporais e Atividades Físicas conta, além do professor Alan, com Priscilla de Cesaro Antunes (UFG), Inácio Crochemore Mohnsam da Silva (UFPel), Jéssica Félix Nicácio Martinez (IFSP), Bárbara Coelho Nunes (Governo/RS), Ameliane da Conceição Reubens-Leonidio (IFPE), Cíntia Dias Borges (UFPel), Pedro Curi Hallal (UFPel) e Gregore Iven Mielke (University of Queesland/Austrália).

Uma das estratégias de elaboração da obra técnica é a formação de redes de educação permanente, com encontros presenciais e remotos para discutir o tema das Práticas Corporais e Atividades Físicas articulado à PNPS e a sua implementação no SUS. Em breve serão compartilhadas mais informações sobre estes encontros, que terão caráter público na formulação do documento incluído na série temática de celebração da PNPS.

A PNPS do Brasil pode ser acessada neste link.

O link para o edital da OPAS está aqui.