INOVAÇÃO

Nova Rheingantz será um dos hubs do Insight Sul 2021 em setembro

Evento acontecerá integrado a hubs em Pelotas e região dos Vales, e contará com palestras, oficinas e outras atividades

Photograph: Fernando Halal/Secom

A Nova Rheingantz abrirá pela primeira vez um dos seus espaços para receber o Insight Sul 2021, maior evento phygital (físico e digital) de inovação do Rio Grande do Sul. A proposta é integrar hubs pelo Estado nos dias 10 e 11 de setembro com ações em Pelotas, Vale do Taquari e Rio Pardo, além de Rio Grande. Quem acompanhar o evento na Nova Rheingantz poderá assistir às transmissões dos demais hubs, além de palestras e atividades com curadoria do Parque Científico e Tecnológico da FURG - Oceantec e uma área externa com o controle rígido de protocolos da Covid-19.

Desde que o projeto Nova Rheingantz foi lançado, a expectativa da comunidade para visitar os prédios tombados é alta. Bruno Lindner, Gerente de Operações do empreendimento, destaca que o legado do Insight será a interação entre pessoas e patrimônio. "Mesmo ocorrendo em uma parte ainda restrita, será um momento histórico em que as pessoas vão pisar na Rheingantz. Isso está virando realidade e cada passo que damos é para transformar Rio Grande", destaca ele.

Durante os dois dias, haverá uma área de contemplação do patrimônio tombado a céu aberto para a comunidade, que será controlado conforme as restrições do decreto municipal em vigência. Além da transmissão das palestras com os speakers do evento, o hub receberá presencialmente atividades sobre inovação, indústria 4.0, economia criativa, startups e empreendedorismo. “Estamos trazendo temas e especialistas para criar novas reflexões. Precisamos olhar para a economia criativa e a inovação como possibilidades reais em nossa cidade”, destaca Artur Gibbon, diretor do Oceantec.

O hub em Rio Grande é resultado de uma união de esforços entre o Oceantec-FURG, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Nova Rheingantz e o Sebrae-RS, realizador do evento. O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira, destaca a importância de a cidade receber o Insight neste momento. “Lembro meu pai falando sobre a Rheingantz e de sua pujança no setor têxtil no contexto industrial brasileiro e mundial. Sediar em suas instalações (hoje em restauração) o Hub Rio Grande do Insight Sul 2021 é saciar a comunidade de Rio Grande que está há muito tempo na expectativa de conhecer e interagir com um patrimônio não só físico, mas também de memória cultural/industrial que o local emana”, salienta.

O gerente Regional Sul do Sebrae-RS, Ciro Vives, destaca que a renovação de Rio Grande passa pela Nova Rheingantz, o poder público e a união com a FURG. "A Nova Rheingantz vai trazer para o Insight Sul um tom de vanguarda, pois conversa plenamente com outros ambientes que hoje em dia já estão estruturados para receber projetos, negócios e, principalmente, pessoas; além, obviamente, de criar nova opção de espaço multisserviços que pode ajudar a desenvolver o bairro e o município. Acredito que esta será uma experiência única, que unirá um grande evento de inovação com projeção nacional como o Insight Sul, a um espaço social e cultural que certamente virá a ser uma referência local”, explica Vives.

Programação
Entre os palestrantes do Insight 2021, estão nomes como José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner; Daniel Randon, presidente e CEO da Randon; Lisiane Lemos, executiva e gerente de Novos Negócios no Google; Edson Mackeenzy, diretor de Investimentos da The Venture City; e Pedro Englert, CEO da StartSe, entre outros palestrantes. O evento também contará com o painel “Cidades do Futuro”, que reunirá os prefeitos das cidades onde estarão localizados os hubs.

Devido à pandemia, o número de ingressos será limitado para respeitar a capacidade de pessoas permitidas de acordo com o decreto municipal de enfrentamento à Covid-19. A programação acontecerá em um prédio amplo com portas e janelas abertas para manter a circulação de ar, além de aceitar apenas pessoas sentadas. O público também deverá seguir todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras e o distanciamento.

O Insight Sul 2021 é uma realização do Sebrae-RS com patrocínio do Sicredi e Badesul Desenvolvimento, media partner do Grupo RBS, e tem a Vetorial Tecnologia como provedora oficial de internet. Os ingressos podem ser adquiridos através do site do evento e é possível garantir o passaporte apenas para o hub Rio Grande com acesso digital a toda a programação do evento.