Qualidade do ar

Níveis de poluentes do ar em Rio Grande sobem 10% em 2021, aponta estudo da FURG

Pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Ambiental

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), por meio do Grupo de Pesquisa em Saúde Ambiental, divulgou os dados mais recentes do estudo que monitora os níveis de poluentes do ar durante a pandemia de Covid-19 em Rio Grande. Os novos dados, obtidos até setembro, indicam o aumento de 8% nas partículas inaláveis e de 10% nas partículas inaláveis finas. Ambas são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como poluentes perigosos, relacionadas ao aumento de internações hospitalares e mortalidade por problemas respiratórios e cardíacos. 

O resultado indica que, aos poucos, os níveis dos poluentes do ar estão retornando ao patamar anterior à pandemia. Em abril de 2020, o grupo de pesquisa liderado pelo professor Flavio Rodrigues identificou a redução de até 50% nos níveis de ozônio. Em agosto de 2020, durante o lockdown de Pelotas, foram constatadas quedas de 30% nos níveis de ozônio, 12% de monóxido de carbono e 32% de partículas inaláveis finas. 

Segundo Rodrigues, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) não realiza o monitoramento contínuo da poluição do ar em Rio Grande. “A população da cidade não tem conhecimento sobre os níveis atuais de poluição”, alerta. “A continuidade da pesquisa, que iniciou em razão da pandemia, será fundamental para compreendermos melhor o comportamento dos poluentes no município”, conclui.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal