FOMENTO À PESQUISA

MCTI anuncia investimento de R$ 148 milhões em Ciência no Mar e Ciência Antártica; FURG participa

Evento foi realizado em Brasília; estiveram presentes o reitor e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação

Photograph: Divulgação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) detalhou na manhã desta segunda-feira, 4, em Brasília, o investimento de mais de R$ 148 milhões em ações no âmbito dos programas Ciência no Mar e Ciência Antártica. Na ocasião, estiveram presentes o reitor da FURG, Danilo Giroldo, acompanhado do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade, Eduardo Secchi. O evento contou com transmissão ao vivo pelo Youtube - disponível para visualização assíncrona clicando aqui.

Compuseram a mesa de condução do evento o ministro do MCTI, Paulo Alvim; o secretário de pesquisa e formação científica do MCTI, Marcelo Morales; o secretário da comissão interministerial para os recursos do mar, Contra-almirante Marco Antônio Linhares Soares; e o presidente da Finep, Waldemar Barroso. Além dessas autoridades, participaram também do evento, com espaços de fala, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio Marcos de Nardim; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), Segen Farid; o chefe da estação antártica Com. Ferraz, Capitão de Fragata Gurski; o reitor da FURG, Danilo Giroldo; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Bulhões; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Pontes Lima.

Investimentos em pesquisa

Como motivação principal do encontro, o ministro do MCTI, Paulo Alvim, com o auxílio da equipe do ministério e demais autoridades envolvidas no projeto, detalhou os investimentos previstos para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas anteriormente citadas. O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); entre os projetos contemplados estão um sistema de monitoramento de detecção e previsão de derrame de óleo no mar e chamada pública para combater a poluição no mar – em especial àquelas oriundas do plástico -, além disso, a verba também prevê a possibilidade de contratação de outros projetos para o combate de óleo no mar.

As ações motivadas pelo investimento incluem, também, o incremento da infraestrutura para pesquisa no continente antártico, difusão científica e demais ações correlatas.

Em sua fala durante a mesa de abertura, Danilo Giroldo destacou a importância do papel exercido pelas universidades federais junto à sociedade brasileira. “As universidades são um ativo fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, e participar de eventos como esse, que articulam blocos e órgãos do governo com a capacidade instalada das nossas instituições de ensino e pesquisa é algo que deve ser ressaltado”, iniciou o reitor.

Para o gestor, além de toda capacidade instalada, a importância da presença de autoridades da FURG destaca todo respaldo e credibilidade que a universidade possui dentro do escopo da produção e socialização de conhecimento voltadas para as ciências do mar e da pesquisa no continente antártico. “Me sinto honrado em participar deste evento enquanto reitor da FURG, que é uma universidade que há mais de cinco décadas se dedica a construção e socialização do conhecimento das ciências do mar; que conta também com uma parceria inestimável com a Marinha do Brasil desde a sua fundação. Além disso, a instituição tem uma vocação estabelecida em seu planejamento estratégico para os ecossistemas costeiros e oceânicos, contando ainda com um parque científico e tecnológico também dedicado às questões do mar: o Oceantec”, explicou o professor.

Por fim, Danilo concluiu sua fala no evento destacando o empenho das universidades federais em servir ao país por meio da resolução de desafios e demandas práticas, influenciando o avanço não apenas puramente científico, mas prático, impactando positivamente o cotidiano da sociedade brasileira e no efetivo avanço no desenvolvimento do país. “Nós dedicamos as nossas vidas à formação de pessoas e a produção e socialização de conhecimento; o que mais queremos são boas condições de trabalho, chamadas públicas, desafios e bons problemas para que essa capacidade esteja à disposição da sociedade Brasileira. Podem ter certeza que as universidades estão sempre preparadas, seja com seu pessoal ou sua infraestrutura, para atender os desafios da nação sempre que forem chamadas”, finalizou o reitor.

Impacto na FURG

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e graduação da FURG, Eduardo Secchi, a universidade participa de forma direta em três dos programas apresentados pelo MCTI, “sendo eles o de infraestrutura para pesquisa à bordo dos navios polares e na estação Comandante Ferraz; do financiamento do Módulo Criosfera II, liderado pelo INCT da Criosfera, com coordenação da UFRGS, pelo professor Jefferson Simões e vice-coordenação da FURG pelo professor Mauricio Mata; além de ser parte protagonista na composição do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), com responsabilidade de planejamento estratégico e logístico das pesquisas oceanográficas no país”, concluiu o professor.

 

Gallery

Evento foi realizado em Brasília; estiveram presentes o reitor e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação

Divulgação