INOVAÇÃO

iTec: FURG firma acordo de cooperação com Prefeitura Municipal de Gravataí

Projeto visa o desenvolvimento do setor produtivo da cidade por meio da capacidade instalada do Oceantec

Na última semana, foi assinado o acordo de cooperação entre a FURG, a Prefeitura Municipal de Gravataí e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra). O objetivo da aproximação é desenvolver tecnologia com as empresas da cidade, capacitando e fomentando a promoção de inovação aplicada à indústria e ao setor produtivo. O termo foi assinado na segunda-feira, 13, pelo prefeito municipal, Luiz Zanotto, na presença do vice-prefeito, da secretaria de inovação, ciência e tecnologia e representantes do empresariado local; da universidade, se fizeram presentes o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), Artur Gibbon; e o coordenador de operações do iTec, Márcio Machado.

A aproximação é fruto do Programa Negócios Inovadores Ação Distrito G, da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da cidade. A ação tem o intuito de fomentar o crescimento e aprimoramento do Distrito Industrial de Gravataí. “O acordo é uma articulação entre o iTec e a prefeitura municipal e tem uma proposta para desenvolver tecnologia com as empresas da cidade, mas também, tem o intuito de promover aproximação tecnológica entre a cidade, o Oceantec e o iTec”, explicou Gibbon.

Sobre o encontro

O encontro, realizado na sede da Acigra, mobilizou uma grande parte dos representantes do setor produtivo local, e, também, contou com a presença de instituições como o Sebrae e o Senai. De acordo com Gibbon, esse envolvimento de diversos atores da quadrupla hélice - composta pela sociedade civil, universidades, governo e empresas -, é um grande indicativo da disposição e interesse do município em levar adiante a parceria. “A reunião foi muito positiva, conhecemos projetos que eles estão desenvolvendo nas escolas - envolvendo robótica -, e também algumas startups”, apontou o diretor.

Ainda segundo o diretor, para o futuro, são esperados frutíferos resultados, uma vez que as perspectivas de crescimento para o cenário se mostram prioridade no município. “Existe uma estrutura interessante para montar uma incubadora, talvez até duas. A cidade é grande, e possui um bom poder econômico, além de estar perto da capital estadual, o que é a favorece em diversos sentidos. Vejo boas possibilidades e resultados para ambos os lados”, completa Gibbon.

Próximos passos

Em seguida, para avançar nos desdobramentos da cooperação, a FURG ministrará workshops com as empresas e seus representantes, principalmente no que toca ouvir as demandas do empresariado local. “com isso, vamos também apresentar soluções para algumas problemáticas, iniciando o processo de construção conjunta e adaptada para a realidade da cidade”, destacou o diretor.