INOVAÇÃO

Itec assina recredenciamento junto à Embrapii

Documento renova a parceria entre as instituições até 2026

No início do mês de julho, a unidade Itec/FURG assinou o termo aditivo de recredenciamento junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), documento este que renova o vínculo entre as instituições até 2026. Unidade, que está em fase de consolidação, também recebera ajuste no montante financeiro repassado para contratação de projetos, reajustando também suas metas e indicadores junto ao plano de ação que rege suas atividades.

Relembrando o trajeto do Itec/FURG

A unidade Itec/FURG assinou seu primeiro termo de cooperação técnica com a empresa em julho de 2020; na época, na modalidade “em estruturação”, uma vez que a equipe ainda empenhava-se para construir e concretizar suas primeiras atividades. Na ocasião, o documento firmado concedia recursos financeiros não reembolsáveis para financiar parcialmente projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação contratados pela unidade junto de empresas do setor industrial.

Com o passar dos anos e a expansão da unidade, o termo de cooperação inicialmente assinado foi aditado quatro vezes, considerando a necessidade de ajustes para contemplar o ritmo intenso de trabalho. Em 15 de junho de 2021, foi assinado o primeiro termo aditivo no contrato, habilitando a unidade a operar o chamado “Ciclo 2 de apoio a Startups”; em 21 de dezembro do mesmo ano, a unidade assinou seu segundo termo aditivo, responsável por aumentar o montante de recursos destinados à unidade, e, consequentemente, editou-se algumas das metas e indicadores estipulados no plano de ação em razão da alteração do quadro financeiro.

Em 2022, outros dois termos aditivos foram assinados: o primeiro em 6 de abril; e o segundo em 24 de agosto; sendo um deles para formalizar a adesão da unidade ao “Programa de Apoio Capacitação 4.0”; e o outro para uma nova aditivação de recursos e metas de projetos e indicadores.

Com o recredenciamento, a unidade, em modelo de consolidação, estende seu vínculo de atuação junto à Embrapii para 2026, quando outro recredenciamento será avaliado por ambas as partes.

Sobre a unidade

O Itec/FURG - Centro de Robótica e Ciência de Dados, é uma unidade de inovação tecnológica voltada para sistemas robóticos e automação, visão computacional e ciência de dados. O seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento tecnológico do país pelo incentivo a projetos de colaboração entre universidade e empresas do setor produtivo.