BIOLOGIA

ICB realiza Curso de Criação, Manejo e Procedimentos Experimentais de Zebrafish

A FURG destaca-se entre instituições que mais realizaram estudos com este organismo

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG  promove de 9 e 13 de março o ZEBRA20: Curso de Criação, Manejo e Procedimentos Experimentais de Zebrafish (Danio rerio), que acontece na Sala Estuários, no Cidec-Sul, Campus Carreiros.

Segundo os organizadores do curso, muito do desenvolvimento científico e tecnológico de atualmente deve-se a séculos de manutenção e uso de várias espécies de animais de laboratório. Eles informam também que, nas últimas décadas, a utilização de peixes como modelo biológico apresentou um aumento significativo  e que particularmente o modelo zebrafish vem ganhando destaque no cenário científico global, sendo considerado modelo em estudos genômicos e sistêmicos de vertebrados, inclusive de humanos.  Dentre as instituições brasileiras que se encontram na vanguarda da utilização deste modelo, a FURG destaca-se entre as que mais realizaram estudos com este organismo, sendo a pioneira na manipulação genética dessa espécie no Brasil.

 Esta é a segunda edição do curso, que está organizado em módulos teóricos e módulos práticos alternados, contemplando os principais aspectos que envolvem a utilização prática de zebrafish na ciência por estudantes e profissionais da área biológica .   O curso destina-se principalmente a aquicultores, biólogos, biomédicos, biotecnologistas, farmacêuticos, médicos veterinários, toxicologistas e zootecnistas.  Novamente o curso conta com uma abrangência de nível nacional. Nesta edição do curso, a FURG recebe profissionais e estudantes, brasileiros e estrangeiros, de instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros, como Tocantins, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, e de várias instituições do Rio Grande do Sul.

Os organizadores consideram que a FURG possui expertise suficiente para ser referência na capacitação de profissionais cuja atuação está diretamente ligada à ciência de animais de laboratório.

 

 

Gallery

Curso está em sua segunda edição

Hiago Reisdoerfer/Secom