INOVAÇÃO

FURG tem projetos aprovados no Programa Centelha 2019

Universidade conta com diversos projetos de empreendedorismo

Estimulando a criação de empreendimentos inovadores, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimento Inovadores – Centelha oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a iniciativa no Rio Grande do Sul é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul).

Composto por três fases, sendo a Fase 1: Ideias inovadoras –apresentação inicial dos projetos, Fase 2: Projeto de Empreendimento – com detalhamento das propostas com foco na viabilidade e desenvolvimento, e Fase 3: Projeto de Fomento – detalhamento do cronograma da proposta, o programa possibilita a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias.

Foram mais de 780 propostas submetidas no Rio Grande do Sul. Ao final, 20 propostas foram selecionadas para contratação.  Entre essas, três projetos da FURG, vinculados à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) foram selecionados. As empresas fazem parte do processo de pré-incubação da Innovatio.

A empresa TerraMares obteve a primeira classificação ao atingir a nota mais alta no processo seletivo. Apresentando duas soluções para aplicações na agricultura orgânica, com fertilizantes naturais e controle de padrões de monitoramento em estações de tratamento de água, dentro da temática Química e Novos Materiais, o projeto integra os estudantes Victor Magalhães e Tainã Ança, e a pesquisadora Luiza Costa.

Composta pelos doutores em Aquicultura Fabio Roselet e Bruno Kubelka, a AlgaSul trabalha com a produção de óleo de microalgas como matéria prima para ração animal. Dentro da temática Biotecnologia e Genética, a tecnologia foi desenvolvida na Estação Marinha de Aquicultura (EMA), resultando em produção econômica e ecológica.

Outra empresa selecionada, a MAJ Robotics tem o objetivo de automatizar a colheita de frutas a partir de uma plataforma móvel com braço robótico e sistema de visão. Na área de automação, a empresa é formada pelos mestres em Engenharia de Computação Alexandre Horn, Matheus dos Santos e Jusoan Mór.