O iTec/FURG esteve mais uma vez presente no South Summit Brasil. Trata-se de um dos maiores eventos globais de inovação, que conecta universidades, empresas, investidores e startups de todo o mundo.
A edição 2025 aconteceu entre os dias 9 e 11 de abril, em Porto Alegre. O iTec FURG marcou presença no Marketplace da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) com um estande especial, ao lado de importantes representantes do ecossistema de inovação da Universidade: Oceantec, Proiti, EPITT e Innovatio. Juntas, as unidades mostraram ao público o impacto e a diversidade das iniciativas desenvolvidas na FURG.
No estande, foi apresentado o projeto Agrifence, uma iniciativa Embrapii desenvolvida em parceria com o empresário Ignácio Melito — uma amostra do potencial transformador da pesquisa aplicada voltada ao agronegócio.
O iTec agradece à SICT pela oportunidade e pelo espaço de visibilidade para as universidades que vêm construindo soluções para os desafios da sociedade.
Empresa premiada
Durante o evento, a empresa TerraMares (foto) foi premiada na trilha Industry 5.0. Instalada no Parque Tecnológico Oceantec e com raízes na FURG, a startup foi destaque entre mais de 2 mil empresas de 80 países e ficou entre as dez melhores do mundo.
A categoria Industry 5.0 valoriza a integração entre tecnologias inteligentes e o trabalho humano, com foco em personalização, sustentabilidade e bem-estar social — pilares que refletem a essência da TerraMares.
Fundada em 2019 por profissionais da Oceanografia, a startup utiliza microalgas nativas para desenvolver soluções em agricultura, bioprodutos e descarbonização, transformando biodiversidade em inovação de impacto.
Produção tecnológica
O iTec/FURG – Centro de Robótica e Ciência de Dados é uma unidade de inovação tecnológica que atua com linhas de produção tecnológica voltadas para sistemas robóticos e automação, com base ferramental de visão computacional e ciência de dados.
O iTec/FURG foi credenciado junto à Embrapii em maio de 2020, reunindo mais de 100 colaboradores ativos e 38 professores da FURG. O centro é composto principalmente por docentes do Centro de Ciências Computacionais (C3) e da Escola de Engenharia (EE), mas também abriga projetos e docentes que tenham aderência à área de atuação da unidade.