SIMCOSTA

FURG integra acordo de cooperação técnica com empresa do Rio de Janeiro

Parceria possibilitará uso de dados meteoceanográficos no porto de Niterói

Photograph: Divulgação

No final de 2020 a FURG firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa Docas do Rio de Janeiro para analisar informações meteorológicas de navegação do porto de Niterói. A parceria permitirá o uso do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SimCosta), gerenciado pela universidade, para a troca de dados.

O SimCosta é uma iniciativa da Subrede Zonas Costeiras da Rede Clima para a implantação e manutenção de uma rede de monitoramento em fluxo contínuo de variáveis oceanográficas e meteorológicas ao longo da costa brasileira.

Em 2015, três boias do SimCosta foram instaladas no Rio de Janeiro para monitorar as propriedades meteocenográficas antes e durante os Jogos Olímpicos. Após o evento, duas permaneceram por meio de convênio firmado com três empresas do setor portuário. Com isso, os dados alimentavam um software que permite inferir quais navios poderiam entrar pela Baía de Guanabara.

A partir disso, a equipe do SimCosta foi procurada pela diretoria da Companhia das Docas do Rio de Janeiro. “Eles tinham interesse para implementar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações do Rio de Janeiro e são os dados das boias que alimentarão esse sistema”, explica Carlos Garcia, coordenador do SimCosta.

Com isso, a autoridade portuária terá acesso aos dados devidamente atualizados a cada 30 minutos. As boias do SimCosta registram variáveis meteorológicas como radiação solar, velocidade do vento e temperatura do ar, além de medirem a condutividade da água, direção das correntes e altura do nível do mar.

Além da FURG, o acordo de cooperação foi firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prazo de vigência é de até 36 meses, com possibilidade de prorrogação visando o alcance e manutenção de metas.

Em Rio Grande, o SimCosta tem convênio com a Superintendência do Porto de Rio Grande que garante a manutenção das boias instaladas na Lagoa dos Patos e costa adjacente. “Continuamos sempre buscando parceiros em outros locais em que temos boias instaladas”, reforça Garcia.