CIÊNCIA

FURG coordena pesquisa de mapeamento e avaliação econômica de PICS

Estudo tem foco em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde implementadas na Atenção Primária em Saúde (APS)  

Desenvolvida por pesquisadores de diferentes instituições de ensino, o estudo, recentemente iniciado, tem o objetivo de mapear e avaliar economicamente as Práticas Integrativas em Complementares em Saúde (PICS) implementadas na Atenção Primária em Saúde (APS). Participam da pesquisa a FURG, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Pernambuco, o Instituto Federal de Pernambuco - Campus Abreu e Lima (IFPE), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enquanto entidades sociais, fazem parte do projeto a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria da Saúde de Município de Rio Grande (SMS/RG).

A iniciativa conta com a coordenação da professora Diéssica Piexak, da Escola de Enfermagem da FURG e da coordenadora substituta da SMS/RG, Carliuza Luna.

Quem participa? E como?

Com financiamento para os próximos 24 meses pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a pesquisa recebe o incentivo via Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). No momento, a pesquisa contempla todos os profissionais da área da saúde, envolvidos na APS do munícipio. O grupo selecionado poderá participar respondendo ao questionário online – que você acessa clicando aqui.

Para as coordenadoras do estudo, esta é uma iniciativa que aproxima ainda mais as relações da universidade com a SMS/RG, em benefício da inserção das PICS no Sistema Único de Saúde, em especial aos aspectos econômicos e da implementação das políticas públicas voltadas às PICS no município. A proposta contribui, portanto, na consolidação dos princípios e diretrizes do próprio SUS.

Em sua fala, Diéssica destaca, também, as contribuições das pesquisadoras Islândia Carvalho de Sousa (Fiocruz – Pernambuco) e Camilla Ferreira de Aquino (IFPE) no desenvolvimento da proposta. "Por se tratar de um estudo envolvendo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de diferentes áreas do conhecimento, inúmeras serão as oportunidades de avanço no campo inter e transdisciplinar, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa científica", conclui a professora.