PESQUISA

Equipes de alpinistas e da Marinha do Brasil conferem equipamentos na Esantar

Foram testados barracas e demais materiais a serem utilizados na próxima Operação Antártica

Photograph: Fernando Halal/Secom

Não é exatamente fácil acampar na Antártica. Mesmo com a infraestrutura fornecida pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar), ficar algumas dezenas de dias sem as amenidades da civilização é tarefa árdua. As barracas não têm isolamento térmico, e protegem somente do vento. Nesse cenário, os alpinistas têm a missão de garantir a segurança dos pesquisadores que atuam no continente gelado. Assim, o planejamento logístico para a próxima Operação Antártica já começou.

Na última quinta-feira, 18, equipes de alpinistas e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), vinculada à Marinha do Brasil, estiveram na Estação de Apoio Antártico (Esantar), localizada no campus Carreiros da FURG, testando equipamentos para a próxima missão. Foram testados barracas e materiais de alpinismo.

A próxima operação tem início no mês de outubro, quando os navios de pesquisa zarpam em direção à Estação Antártica Comandante Ferraz, e se estenderá até abril de 2023, com o retorno das embarcações.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.