RECONHECIMENTO

Equipe FBOT é recebida na cidade com carreata após pódio em mundial de robótica

Estudantes foram ovacionados durante evento sobre inovação no Cidec-sul e passearam pela cidade em carro dos bombeiros

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde desta quarta-feira, 27, a FURG, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, promoveram um evento de sensibilização para a comunidade local em razão do início do projeto Rio Grande – Cidade Inovadora. A ação contou com a palestra do espanhol Josep Piqué, consultor principal de diversos outros projetos semelhantes ao que será aplicado no município. Na ocasião, a universidade organizou uma recepção formal aos estudantes da equipe Butiá Bots (FBOT), que conquistaram o terceiro lugar na copa mundial de robótica, realizada este ano na Tailândia.

Durante sua fala na abertura do evento, o reitor Danilo Giroldo transmitiu aos presentes o orgulho institucional pela conquista dos estudantes. “Me cabe uma responsabilidade muito grande, que é transmitir o orgulho da instituição para com este trabalho, em especial aqui, no Cidec, espaço que sediou um grande evento de robótica e que, de certa forma, transmite toda essa expertise da FURG neste e em tantos outros campos”, iniciou o gestor.

“O que é importante entender é que existe muito trabalho por trás deste feito. Muitas pessoas que se envolveram construindo dia a dia para que a gente pudesse chegar até uma formação de excelência, capaz de propiciar condições para que os estudantes pudessem desenvolver todo seu potencial, todo seu brilhantismo; estes são estudantes brilhantes como tantos outros que estão nesta universidade”, continuou o reitor.

Por fim, Danilo reiterou a importância do reconhecimento aos importantes feitos das universidades, destacando o quão essencial é que a sociedade valorize a universidade e os estudantes universitários, importante alicerce para o desenvolvimento social e econômico. “Estes estudantes aqui simbolizam a importância de uma universidade. Feitos como esse nos ajudam a transversalizar, a capilarizar as ações voltadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, para que as pessoas possam perceber o papel de uma universidade, que possam compreender o papel de um estudante universitário”, frisou o reitor.

“Nós precisamos criar condições para que iniciativas como essas aflorem porque há muitos estudantes com esse potencial, e a universidade deseja muito que existam cada vez mais oportunidades para que seus estudantes demonstrem suas potencialidades e capacidades”, colocou o reitor, e, ao se dirigir aos estudantes, concluiu sua fala: “Mesmo em uma conjuntura extremamente difícil, vocês mostraram que é possível construir, que é possível mostrar o valor que a universidade tem, o valor que o estudante universitário tem; o valor da pesquisa, do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação”.

Carreata

Em seguida à recepção, os quatro estudantes que estiveram na Tailândia – Igor Maurell, Jardel Dyonisio, João Francisco e Pedro Corçaque -, em conjunto com a robô Doris, subiram em uma das viaturas do Corpo de Bombeiros para percorrer um trajeto pelas principais ruas do município. Estima-se que mais de 30 automóveis participaram da passeata, que durou pouco mais de 1h30min.

Sobre a Butiá Bots e seu robô

Atualmente composta por cerca de 50 alunos, principalmente oriundos dos cursos de Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, a equipe FBOT há um tempo representa a FURG em diversas competições de robótica; sendo a sua mais recente conquista o pódio no mundial de robótica, mas, também destaca-se o segundo lugar na competição nacional, realizada em 2021.

De acordo com Igor Maurell, a equipe já existe há muito tempo, e desde que o estudante entrou para o grupo, a FBOT já tinha participado de outras competições e em outras categorias. “Em 2018 decidimos investir na robótica doméstica, categoria que estava ganhando forças no Brasil. Na época não imaginávamos que iriamos conseguir chegar no mundial em tão pouco tempo”, explicou.

Ainda segundo Igor, durante a pandemia a equipe continuou trabalhando no robô, de forma remota, e, em 2021, conquistou o segundo lugar no campeonato brasileiro. “Pela proximidade que ficamos do primeiro lugar e pela qualidade do trabalho que estávamos desempenhando, decidimos tentar nos qualificar para o mundial. Enviamos os documentos, fomos aceitos e depois, no pós-pandemia, decidimos tentar buscar o recurso para financiar nossa participação; ficamos até o último segundo aperfeiçoando nosso robô”, detalhou o estudante.

“Durante a competição, a gente foi publicando coisas nas redes sociais, as pessoas foram compartilhando, fomos nos motivando com isso; estávamos representando a universidade que tanto gostamos, então quando a gente viu que a FURG estava nos apoiando, publicando nossas coisas, a gente ficou ainda mais motivado e isso fez com que a gente tentasse ir mais longe”, pontuou Igor.

O grupo é responsável por Doris, um robô que mede pouco mais de um metro e meio, capaz de expressar sentimentos e executar tarefas domésticas com o auxílio de um braço mecânico, também projetado e construído pela equipe. Seu nome é um acrônimo para “Domestic Robotic Intelligent System”; o projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui um valor estimado de R$ 50 mil reais, financiado principalmente por um edital internacional de fomento da própria organizadora da competição internacional de robótica, a RoboCup.

Sensibilização: Rio Grande – Cidade Inovadora

Enquanto a equipe desfilava pela cidade recebendo suas devidas homenagens, uma parcela de representantes da sociedade civil organizada, empresas, governo e universidade – a chamada quádrupla hélice -, permanecia reunida no Cidec-Sul para ouvir a palestra de Josep Piqué sobre hubs de inovação e a importância do tema para o desenvolvimento econômico. Na oportunidade, o consultor também aproveitou para abordar as possibilidades e cenários próximos com a aplicação das estratégias pensadas para agilizar a implementação do sistema Clusters of Innovation em Rio Grande.

Piqué é consultor em uma série de projetos de inovação pelo mundo, sendo reconhecido pelo notável trabalho na formulação do projeto no distrito @22, em Barcelona, revitalizando uma área de 200 hectares.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Gallery

Estudantes conquistaram o pódio em competição mundial, realizada na Tailândia

Hiago Reisdoerfer/Secom