A empresa TerraMares, que nasceu no Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), está entre as onze empresas gaúchas finalistas na competição de startups que acontece durante a 4ª edição do South Summit Brazil, evento internacional de inovação.
Ao todo, 2.129 startups se inscreveram na competição, e apenas 50 foram escolhidas para estar na final. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de empresas finalistas, seguido por São Paulo (8), Santa Catarina (3) e Pernambuco (3). O Brasil também lidera entre os países finalistas, com 28 startups, seguido por Chile (6), Argentina (3) e México (3).
Comitiva da FURG
Uma comitiva da FURG, composta prioritariamente por integrantes da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) e representantes das startups, já está em deslocamento para o South Summit.
O Oceantec, a Innovatio e o iTEC estarão representando a Universidade e apresentando ao público o trabalho desenvolvido na instituição.
Segundo o diretor do Parque Tecnológico da FURG, Samuel Bonato, o Oceantec tem hoje quatro empresas residentes já instaladas, e outras onze que foram aprovadas em edital realizado no mês de março de 2025, sendo que três delas passaram por todo o processo dentro do Oceantec e a TerraMares foi uma delas.
“Para nós é um orgulho saber que uma startup que nasceu na nossa incubadora, e agora será residente no Oceantec, é uma das finalistas do concurso. Mostra que esse trabalho com a inovação está avançando e dando cada vez mais resultados na FURG”, relata Bonato.
TerraMares
A startup foi criada em 2019 por profissionais da área de Oceanografia e foi incubada pela Innovatio, do Oceantec. Este ano a empresa, que tem filial em Manaus (AM), passa a ser empresa residente do parque da FURG.
TerraMares é uma empresa de economia azul, que utiliza microalgas nativas para desenvolver soluções sustentáveis em agricultura, bioprodutos e descarbonização.
Com um banco próprio de microrganismos e fotobiorreatores, transforma a biodiversidade brasileira e amazônica em inovação de impacto.
Segundo um dos sócios, Victor Magalhães, tudo começou dentro do laboratório do Instituto de Oceanografia da FURG, onde junto com Luiza Costa e Tainã Ança, fundou a startup.
“Receber a notícia da nossa seleção foi incrível – um reconhecimento do nosso trabalho e da importância das tecnologias baseadas em algas para o futuro da sustentabilidade. Além disso, o South Summit é uma das maiores vitrines globais para inovação, e estar entre os escolhidos reafirma que estamos trilhando o caminho certo para transformar mercados com soluções biotecnológicas sustentáveis”, diz Magalhães.
A cerimônia que vai premiar as vencedoras acontece no dia 11 de abril.
O que é o South Summit
Criado em 2012, em Madri, na Espanha, o South Summit é um dos principais encontros internacionais voltados à inovação, tecnologia e empreendedorismo. A conferência conecta startups em estágio inicial ou em expansão com investidores, empresas, governos e centros de pesquisa, promovendo a geração de negócios, networking e troca de conhecimento.
Conheça mais sobre a TerraMares no site da empresa.