MEIO AMBIENTE

Dia dos Tubarões e Raias é comemorado em homenagem a ex-professor da FURG

14 de novembro foi a data escolhida em tributo ao pesquisador Carolus Vooren

Após ampla votação em todo o território nacional, o dia 14 de novembro foi escolhido como a data a ser comemorada como o Dia dos Tubarões e Raias. A campanha foi promovida pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), em conjunto com o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e a Coordenação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões).  

A data escolhida se dá em homenagem ao pesquisador holandês Carolus Maria Vooren, ex-professor da FURG, cujos primeiros trabalhos na década de 1980 representam o embrião dos primeiros esforços visando à conservação desses animais.

Durante o encerramento do I Ciclo de Gestão do PAN Tubarões (2014-2019), o GAT decidiu criar uma data comemorativa para os tubarões e as raias. No intuito de sensibilizar a população brasileira sobre a importância de conservação destas espécies, o Dia dos Tubarões e Raias será uma forma de incentivar todas as pessoas a conhecer e participar de ações em prol dessas espécies, além de fortalecer o diálogo entre pesquisadores, gestores e sociedade civil, valorizando e estimulando a gestão ambiental participativa.

 

Reconhecimento internacional

O professor Carolus Maria Vooren é graduado em Biologia pela Universiteit Utrecht (1964). Obteve o título de mestrado em Biologia pela mesma universidade em 1968. Em seguida migrou para a Nova Zelândia, onde viveu até meados dos anos 1970 trabalhando na Divisão Pesquisa Pesqueira do Ministério da Agricultura e Pesca. Durante esse período atuou nas áreas de ecologia de peixes e avaliação de estoques pesqueiros, tema de sua tese de doutorado apresentada na Universiteit Utrecht em 1976.

Ingressou na FURG em 1979, como professor e pesquisador do antigo Departamento de Oceanografia. Aposentou-se em 2010. Durante estes 31 anos de dedicação à FURG foi pesquisador responsável pelo Laboratório de Elasmobrânquios e Aves Marinhas, onde desenvolveu inúmeras pesquisas em ecologia e conservação de aves marinhas e elasmobrânquios (grupo que inclui os tubarões e raias). Foi professor nos cursos de graduação em Oceanologia e Pós-graduação em Oceanografia Biológica, nos quais orientou oito monografias de conclusão de curso, 28 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Foi coordenador e um dos criadores do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica.

O professor Vooren, ao longo de sua carreira, publicou 42 artigos científicos, 26 capítulos de livros e cinco livros. Foi revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais.  Coordenou importantes projetos de pesquisa, dentre os quais vale destacar o projeto "Salvar Seláquios do Sul do Brasil" e o “Programa Revizee Score Sul Prospecção Pesqueira de Arrasto de Fundo na Plataforma Externa e Talude da Região Sudeste-Sul”. Foi também um dos fundadores da Sociedade Brasileira para Estudo dos Elasmobrânquios. “Suas inúmeras pesquisas, de reconhecimento internacional, contribuíram significativamente para o avanço no conhecimento e para a conservação dos tubarões e raias no Brasil”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Eduardo Secchi.