ECONOMIA

Custo do cesto básico de junho fica mais caro segundo CIP

Principais responsáveis foram a carne bovina, o gás de cozinha, shampoo e o papel higiênico

O custo do cesto básico para o município de Rio Grande no mês de junho apresentou um aumento em seu valor total ao ser comparado com o custo do cesto básico do mês de maio, passando de R$793,01 para R$816,22, de acordo com a pesquisa realizada mensalmente pelo Centro Integrado de Pesquisa (CIP) da FURG. Em termos percentuais o custo do cesto teve um aumento de 2,93%. Em relação ao início do ano o custo do cesto básico ficou 7,37% mais caro. Este resultado mostra que no primeiro semestre do ano os preços dos produtos mais consumidos pelas famílias apresentam uma pressão sobre os preços acima dos indicadores de inflação no mesmo período.

Dos 51 produtos do custo do cesto básico, 28 deles apresentaram redução de preço, enquanto 23 tiveram aumento nos preços.

Os produtos que tiveram as maiores variações de seus preços foram a alface (33,33%), a massa de tomate (28,88%), o o tomate (25,65%) e o shampoo (20,66%). Já os produtos que apresentaram as menores variações em seus preços foram a maionese (-28,79%), alvejante (-25,22%), aparelho de barbear (-22,02%) e maçã (-22,00%).

Outra forma de acompanhar o impacto sobre o custo do cesto em nosso município são os produtos que, pelas quantidades mensais consumidas pelas famílias, apresentam um maior peso em relação ao gasto total que os 51 produtos formam. Em junho, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto foram a carne bovina, o gás de cozinha, o shampoo e o papel higiênico.

Pesquisa

O Cesto Básico é composto por 51 produtos, divididos nos grupos de: alimentação; higiene; limpeza e gás de cozinha. Também fazem parte do cesto o cigarro e a cerveja. As despesas do cesto básico correspondem em média a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de 01 a 21 saláriosmínimos.

A metodologia utilizada para o cálculo do Cesto Básico foi criada pelo IEPE – Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul baseado em uma Pesquisa Orçamentária Familiar – POF realizada pelo IBGE 2002/2003 em um grupo de famílias ao longo de um período de tempo. Desta POF resultaram os 51 produtos que formam o cesto básico.

A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete que as famílias assim os consideram frente as suas escolhas.

Maiores informações sobre o Centro Integrado de Pesquisa podem ser obtidos junto ao site www.cip.furg.br. Neste site o visitante poderá ter acesso a série histórica do custo do cesto básico nos três locais onde o CIP realiza a pesquisa, participar de enquetes, entrar em contato com os integrantes e também obter informação sobre mais projetos que o CIP realiza.