PARQUE TECNOLÓGICO

Centros de Inovação do Oceantec são pré-lançados durante o Robótica 2019

Vice-reitor da FURG apresentou os objetivos e investimentos dos novos espaços

Photograph: Fernando Halal/Secom

Na noite de quarta-feira, 23, após a cerimônia de abertura do Robótica 2019, o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo e o diretor do OCEANTEC Parque Tecnológico, Artur Gibbon, realizaram o pré-lançamento de dois Centros de Inovação vinculados ao Parque. Com investimento de mais 13 milhões de reais em infra-estrutura e equipamentos, os prédios estão em fase de finalização e a previsão é que sejam inaugurados no primeiro semestre de 2020.

Com o aporte de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Prefeitura Municipal do Rio Grande e do Ministério da Educação (MEC), o objetivo será o desenvolvimento novos produtos, processos e soluções tecnológicas que contribuam com a sustentabilidade e qualidade de vida da população, bem como fomentar os ambientes de inovação na FURG por meio do apoio ao surgimento de novas empresas. Identificados como iTEC e Centro de Inovação em Biotecnologia Marinha, serão dedicados à ciência da dados, automação, robótica, soldagem e tribologia no primeiro caso, e aplicações biotecnológicas para energias alternativas, qualidade ambiental, aquicultura e agregação de valor em alimentos no segundo.

Fomento à inovação

“Esses espaços foram idealizados para envolver nossos alunos e professores em problemas concretos da sociedade para que possam fomentar os ambientes de inovação. Então, almejamos que novas empresas sejam criadas, pré-incubadas e incubadas para que efetivamente se construa uma matriz produtiva no território baseada no conhecimento e na inovação.”, explicou Giroldo.

Os dois prédios ficam no Parque Tecnológico e serão, conforme o vice-reitor, “braços do Oceantec e o mecanismo principal de interação com os grupos de pesquisa e o mundo do trabalho”. O diretor do parque, Gibbon, observa que eles não devem ser os únicos. “Outros centros como estes virão, esses são apenas os primeiros, os que estavam mais maduros para acontecer”. Tanto o iTEC quanto o Centro de Inovação em Biotecnologia Marinha serão ancorados em parcerias já estabelecidas que envolvem diversos Programas de Pós-graduação, centros e laboratórios da universidade, que devem potencializar a atuação dos novos espaços.

 

Gallery

Imagem mostra público presente

Com investimento de mais 13 milhões de reais em infra-estrutura e equipamentos, os prédios estão em fase de finalização e a previsão é que sejam inaugurados no primeiro semestre de 2020

Fernando Halal/Secom