EVENTO ACADÊMICO

10ª MCSul e 10º Semengo promoveram discussão científica e tecnológica sobre Modelagem Computacional e Engenharia Oceânica

Evento contou com palestras nacionais e internacionais e reuniu estudantes, pesquisadores, profissionais e empresas

Na quarta-feira, 4, aconteceu a décima edição da Conferência Sul em Modelagem Computacional (MCSul) e do Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica (Semengo), que marcou o retorno ao formato presencial. Os eventos, realizados pelos Programas de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) e Engenharia Oceânica (PPGEO) da FURG, desde 2018 acontecem de forma conjunta, consolidando uma integração de diferentes áreas que promove fóruns de debate relevantes e troca de conhecimentos científicos e tecnológicos.

A MCSul é um evento multidisciplinar que reúne, a cada dois anos, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia e representantes de empresas para explorar temas nas áreas de Computação, Matemática, Física e Engenharia. Com foco na modelagem computacional, o evento discute algoritmos, ferramentas e tecnologias voltadas à solução de sistemas complexos em diversas áreas das ciências e da engenharia, promovendo uma integração entre diferentes especialidades acadêmicas e técnicas.

Já o Semengo, que também é realizado bianualmente, foi criado em 2004 no âmbito do PPGEO da FURG, com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais das áreas de Engenharia Costeira e Oceânica. Suas principais temáticas incluem estruturas e processos costeiros e estuarinos, equipamentos oceânicos, energias renováveis do mar e outras fontes de energia sustentável. O evento também busca avaliar e orientar futuras áreas de pesquisa, promovendo parcerias entre centros de pesquisa e a indústria nacional e internacional.

Em sua fala durante a abertura do evento, o diretor da Escola de Engenharia da FURG, Cézar Augusto Bastos, destacou que a realização conjunta dos eventos desde 2018 mostra a sinergia existente entre os programas de pós-graduação organizadores. “São eventos consolidados e muito importantes para mobilização do corpo docente e dos alunos destes programas”, comentou.

Para o vice-diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), o MCSul e o Semengo reafirmam a força e a importância da colaboração interdisciplinar entre a modelagem computacional e a engenharia oceânica. Ele disse que “o MCSul e o Semengo não apenas consolidam as conquistas das edições anteriores, mas também nos desafiam a olhar para o futuro e a buscar soluções inovadoras para sistemas complexos e avançar nas discussões sobre energias renováveis e estruturas costeiras e oceânicas, além de tecnologias computacionais aplicadas a diversas áreas”.

A 10ª edição da MCSul e do Semengo contou com dois palestrantes internacionais e outros três palestrantes brasileiros oriundos de diferentes regiões do país. Além das palestras, o evento teve apresentações orais de diferentes áreas do conhecimento e a publicação de trabalhos completos.

 *Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.

 

Gallery

10ª MCSul e 10º Semengo promoveram discussão científica e tecnológica sobre Modelagem Computacional e Engenharia Oceânica

Fernando Halal/Secom