INTERNACIONALIZAÇÃO

Reitora recepciona estudantes internacionais

Intercambistas chegaram à FURG neste semestre por meio de programas de mobilidade internacional

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom
Imagem mostra estudantes e equipe da universidade perfilados

Na tarde desta quinta-feira, 29, a Reitora da Universidade, Cleuza Maria Sobral Dias, deu as boas-vindas a dez estudantes internacionais recém-chegados à universidade. Na ocasião, os intercambistas tiveram a oportunidade de dialogar sobre sua adaptação, os espaços da instituição e suas primeiras impressões a respeito da cidade e da cultura local. Estiveram presentes, também, a equipe da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), responsável pela mediação da conversa e pela confraternização ao final do encontro.

Os estudantes – todos falantes nativos do espanhol – chegaram à FURG por meio dos programas de mobilidade internacional Brasil-Colômbia (Bracol), Brasil-México (Bramex) e Escala de Graduação, responsáveis por possibilitar a vinda de estudantes da Colômbia, México e Argentina, respectivamente. De modo geral, os acadêmicos comentaram sobre a facilidade em adaptar-se ao contexto da universidade, principalmente em função das similaridades do idioma, o que, segundo eles, facilitou, também, a maneira com que estão assimilando os conteúdos ministrados em aula.

Segundo o Secretário de Relações Internacionais, Milton Asmus, a chegada destes novos estudantes é um dos indicadores que demonstra a expansão da FURG no campo da internacionalização. “É interessante a gente destacar que eles são a concretização dos esforços que a gente faz através dos programas de mobilidade, sendo nossa mais recente inserção, o programa Escala AUGM”. Em 2019, a universidade passou a participar efetivamente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), recebendo neste semestre os primeiros intercambistas deste programa, vindos da Argentina.

Acompanhada da Chefe de Gabinete, Jacira Prado, a Reitora, em sua fala, deu aos estudantes boas-vindas à universidade, assim desejando felicidade e alegria na jornada que se inicia. Ainda em tempo, a professora ressaltou a importância do intercâmbio, não apenas no que tange o engrandecimento acadêmico, mas sim o engrandecimento pessoal e cultural proporcionado ao vivenciar um cotidiano diferente, aprendendo um novo idioma e adaptando-se a tradições e costumes diferentes.

A reitora finalizou sua fala contextualizando os novos alunos para o momento comemorativo em que se encontra a universidade pelos seus 50 anos, ressaltando que, agora, os acadêmicos somam forças à instituição e fazem parte da história da FURG. Vindos dos mais variados cursos, estão entre os intercambistas estudantes dos cursos de administração, direito, ciências políticas, enfermagem, engenharia química e matemática.

 

 

Gallery

Imagem mostra estudantes internacionais ao redor de uma mesa

Furg recebeu dez novos estudantes internacionais neste semestre

Hiago Reisdoerfer/Secom