INTERCÂMBIO

FURG seleciona estudantes para Piloto de Mobilidade Virtual AUGM 2021

Oportunidade contribui para a internacionalização do ensino superior na América do Sul

A Associación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e a FURG, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), estão selecionando estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento para o Piloto de Mobilidade Virtual, que tem objetivo de contribuir para a internacionalização do ensino superior na América do Sul e promover um espaço para fortalecimento de competências acadêmicas e culturais por meio da experiência digital durante a pandemia do coronavírus.

Os estudantes interessados em participar poderão realizar a mobilidade virtual a partir de junho de 2021 (conforme calendário específico de cada universidade) em no máximo duas disciplinas, e em até duas universidades de destino, desde que seja de outro país que não o da universidade de origem.

A participação não criará qualquer obstáculo ou impedimento para prosseguimento das atividades acadêmicas na universidade de origem. Ao final da experiência, a universidade de destino deverá emitir um Certificado de Estudos ao estudante de mobilidade.

Universidades de destino

Para conferir as instituições de destino participantes, suas ofertas acadêmicas e seus respectivos números de vagas, clique aqui.

Requisitos

Para participar do processo, é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado em um curso de graduação na FURG; e que tenha concluído, pelo menos, 40% da carga horária total do curso.

Inscrição

Para se inscrever, o graduando deve preencher o Formulário de Inscrição e encaminhá-lo, juntamente com os documentos exigidos pela universidade de destino, para o e-mail reinter.mobilidade@furg.br até 10 de maio, com o assunto “Mobilidade Virtual AUGM”. O formulário deve ser preenchido em conjunto com a coordenação de curso e conter carimbo e assinatura do coordenador no campo “Coordenador Acadêmico”.

Os documentos exigidos pela universidade de destino estão disponíveis juntamente com a oferta das disciplinas. Para acessar, clique aqui.

A Reinter encaminhará todos os estudantes inscritos e que preencham os requisitos das suas respectivas universidades de destino escolhidas, sendo essas, as responsáveis pela seleção final de alunos em cada disciplina ofertada.

O cronograma do processo de seleção está disponível neste link.

Resultado

A confirmação dos selecionados será feita pela Secretaria Executiva até o dia 30 de junho de 2021.

Em caso de dúvida, é possível entrar em contato pelo e-mail reinter.divulgaçao@furg.br.

Mais informações sobre a convocatória podem ser acessadas aqui.