GRUPO COIMBRA

FURG participa de evento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Encontro aconteceu na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, na Hungria

Photograph: Arquivo/FURG

A FURG esteve presente na XI Assembleia Geral e X Seminário do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), realizado em Budapeste, na Hungria, de 24 a 27 de setembro. Durante as atividades do encontro, a FURG esteve representada pelo vice-reitor, Danilo Giroldo, e pelo Secretário de Relações Internacionais, Milton Lafourcade Asmus.

Cerca de 35 países fizeram-se presentes através de representantes de universidades e instituições de ensino superior das américas, Europa, África e Ásia celebrando os dez anos de fundação da associação. Como destaque do evento, a organização estabeleceu o tema principal que norteou as discussões e debates durante os três dias de atividades na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste: “Universidades globais no Século XXI: Características, tendências e principais desafios”.

Já no X Seminário GCUB, o professor Danilo Giroldo apresentou a experiência da FURG na sessão temática sobre “Colaboração de universidades e organizações de diferentes regiões” e coordenou a Sessão Plenária “Start-ups, spin-offs, transferência de tecnologia e incubação: Diferentes abordagens regionais”. O professor Milton Asmus, membro da Secretaria Adjunta do GCUB, atuou nos processos relacionados à organização do encontro.

De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da FURG, Prof. Milton Asmus, a importância deste tipo de atividades consiste na projeção internacional que a universidade adquire ao mostrar as atividades que realiza, despertando, cada vez mais, o interesse de estudantes de diferentes partes do mundo. “Participando de eventos como esse, a FURG aumenta a sua visibilidade e inserção internacional, além de acumular experiências sobre boas práticas de internacionalização com universidades parceiras”, apontou o professor.

O GCUB caracteriza-se como uma rede cooperativa, focada na busca pela integração e colaboração para a internacionalização das universidades. A FURG tem participação ativa no Grupo Coimbra, colaborando em vários de seus programas de cooperação acadêmica.

 

Gallery

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras