LUTO

Velório da professora aposentada Aimée Bolaños acontece nesta quarta-feira, 26, no Cidec-Sul

Docente dedicou décadas de estudos sobre o papel da mulher na literatura

Photograph: Daniel Corrêa/Secom

O velório de Aimée Bolaños, professora aposentada do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG), será realizado nesta quarta-feira, 26. A cerimônia será conduzida das 9h até as 13h, na Asa Norte do Cidec-Sul, no campus Carreiros (Avenida Itália, km 8), em Rio Grande/RS.

A professora faleceu aos 82 anos no último domingo, 23, vítima de um acidente de trânsito no balneário Cassino.

Ensaísta, poeta, ficcionista e professora, Aimée Bolaños era natural da cidade de Cienfuegos, em Cuba. Atualmente aposentada, ingressou na FURG no ano de 1997, como professora do ILA, e ainda ministrava disciplinas junto ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

Em 2017, foi patrona da 45ª Feira do Livro da FURG, cujo tema destacava “Histórias de Mulheres”. Na ocasião do convite, a então reitora da FURG, Cleuza Dias, destacou a importância da Feira do Livro como um momento importante de desenvolvimento social, especialmente abordando a temática feminina, campo que teve contribuições inestimáveis da professora Aimée, mesmo após a sua aposentadoria.

Escrevendo em espanhol, seus ensaios e poesias foram traduzidos para o português, inglês, francês e árabe. Pela Editora e Gráfica da FURG, a professora Aimée publicou seis livros. Entre os principais, estão “Pensar la Narrativa” e “El Libro de Maat”.