ACOLHIMENTO

Transformado em abrigo, Caic recebe vítimas da enchente

 Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), localizado no Campus Carreiros da FURG, está abrigando no momento um grupo de 48 pessoas, entre adultos, idosos e crianças, vítimas da enchente que atinge Rio Grande, segundo informa a diretora do Caic, Fernanda da Fonseca Pereira, que também é coordenadora-geral do alojamento.
Fernanda destaca o envolvimento da FURG e da Prefeitura Municipal no processo de acolhimento, citando também todas unidades da universidade e voluntários que se uniram à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) para desenvolver as ações necessárias. "Contamos ainda com a Secretaria de Município de Assistência Social, Secretaria de Município da Saúde e diversos órgãos do poder público, que também estão envolvidos na construção e na manutenção do alojamento do Caic, o que nos permite oferecer alguns serviços além do abrigamento. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da FURG, por exemplo, vem realizando orientações para acesso das pessoas aos benefícios sociais. Hoje tivemos uma palestra promovida pela Delegacia de Vulneráveis sobre a prevenção à violência infanto-juvenil ", acrescenta.
Por meio de voluntários da universidade, o alojamento do Caic vem mantendo atividades junto aos desabrigados e desalojados como contação de histórias para as crianças, brinquedoteca, aulas de tricô e cinema, entre outras. As pessoas acolhidas contam também com a presença de assistentes sociais da SMCAS semanalmente e de um grupo da Faculdade de Psicologia que vem acompanhando os alojados e prestando ações ligadas ao campo da saúde mental.
"Temos ações permanentes junto a nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caic, onde temos a equipe multiprofissional de residência da Saúde Básica da Família de diversas áreas, que estão aqui junto conosco prestando o acompanhamento em saúde dos alojados, além de orientações de cuidados básicos de higiene e de higiene na volta para casa. Contamos também com um médico de plantão no Cidec-Sul, local que atende todas as nossas demais demandas. Assim organizamos nosso trabalho", detalha a diretora do Caic. "Além dos serviços que buscam contribuir para o resgate da dignidade da pessoas alojadas neste período que estão aqui conosco, a gente estabelece uma rotina para o cotidiano deles com horários da alimentação, entrada e saída do alojamento, banho e visita aos pets, já que alguns chegam com seus animais de estimação. O abrigo fecha os portões às 23h para que as pessoas também possam descansar" afirma.

SUPORTE E APOIO


Fernanda fala também do suporte e apoio prestados pela equipe de trabalhadores terceirizados do Caic, pelos voluntários de outras unidades acadêmicas e administrativas da FURG e pela coordenadora administrativa do abrigo, Virgínia Bastos, e por demais pessoas, no trabalho para manter o alojamento com 24 horas de funcionamento.
Na tarde chuvosa desta sexta-feira, 24, o pessoal do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Resistências Ambientais e Territoriais proporcionou uma sessão de cinema para o pessoal que se encontra alojado no Caic.


DESDE 1994


Com 30 anos de fundação completados no último dia 20 de maio, o Caic reúne serviços que abrangem o Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Atenção Básica em Saúde, sendo também um grande espaço para a extensão universitária, envolvendo inúmeras parcerias com diversos setores da FURG e, até mesmo, parcerias interinstitucionais na Rede de Proteção Social do Município.
Construído dentro do Campus Carreiros, o Centro iniciou suas atividades em 1994 dentro do Projeto Minha Gente, lançado três anos antes pelo Governo Federal com intuito de garantir o atendimento básico em saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada, sendo que a cidade do Rio Grande foi contemplada com uma das unidades. "Estávamos preparando uma série de atividades comemorativas aos 30 anos de atividade, infelizmente ocorreu a enchente. No entanto, o Caic está cumprindo sua função social. A programação de aniversário será desenvolvida quando tudo voltar a rotina normal, quando comemoraremos com as crianças, adolescentes e comas famílias vinculadas ao nosso Caic.