Programa Socializando a Leitura promove ação colaborativa com a Escola Olavo Bilac

Photograph: FURG

No último dia 30 de abril, o Programa Socializando a Leitura, coordenado pelas professoras Mairim Piva e Adriana Gibbon e pelo professor Artur Vaz, vinculados ao Instituto de Letras e Artes (ILA da FURG promoveu uma ação extensionista de caráter duplo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, na localidade da Quinta.
Bolsistas e voluntários do projeto "Oficina de contação: formação de leitores" realizaram contações de histórias, paralelamente à doação e troca de livros pelo projeto "Troca de livros: socialização da leitura". As contações abrangeram turmas do nível 2 ao 9º ano, tendo sido contadas cinco diferentes histórias e adaptações, adequadas a cada faixa etária. Os livros levados também atendiam as diferentes faixas etárias e permitiram a expansão do repertório dos pequenos leitores. Obras também foram destinadas às professoras.
Considerando o objetivo do projeto "Oficina de contação: formação de leitoras" de incentivar o hábito da leitura e o propósito do projeto "Troca de livros" de ampliar o repertório dos leitores, a ação extensionista conjunta de ambos projetos promove a intenção do programa de gerar o interesse pela literatura e leitura na comunidade.
A EMEF Olavo Bilac e a diretora da escola Marilia Chaves Carvalho, além de acolher os bolsistas e voluntários, fizeram uma grande doação de livros ao programa. São livros que haviam sido doados à escola, mas que não se adequam para crianças.
No momento, o programa está com uma campanha "Doe Imaginação" de arrecadação de livros infantis e juvenis. Há diversos pontos de coleta na Universidade, nos quais podem ser depositados livros de ficção e não ficção. Os únicos exemplares não aceitos são livros didáticos.