LITERATURA

Professora do ILA leva projeto Autor Presente ao Presídio de Lajeado

Joselma Noal apresentou sua obra e fez doação de livros à biblioteca local

Photograph: Divulgação

A escritora e professora do Instituto de Letras e Artes (ILA), Joselma Noal, esteve no Presídio Estadual de Lajeado, no último dia 15, em sua primeira participação no projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL). Ela falou sobre seu processo criativo e obras publicadas, e leu um pouco de cada um dos seus três livros individuais, centrando-se mais nos minicontos publicados em seu último livro, "Minis de Quarentena".

O material selecionado para a leitura esteve relacionado aos temas da memória, arte, relações familiares, esperança, liberdade e recomeço. Foram 32 participantes da conversa, divididos em dois grupos. Os participantes também leram em voz alta minicontos da convidada, pois receberam o material fotocopiado. E houve conversa após cada miniconto lido sobre emoções evocadas.

O segundo momento do encontro foi dedicado à escrita livre, a partir de imagens relacionadas à liberdade e à esperança. Ao final, foram lidas as produções realizadas dos que permitiram, pois alguns sinalizaram o desejo de que somente a escritora lesse. A convidada fez a doação de dois livros para a Sala de Leitura do Presídio: "Minis de Quarentena", publicado em 2021 pela editora Libertinagem, e "Histórias de Vento, Mar e Amor", organizado pela escritora convidada e escrito pelo coletivo rio-grandino Escritores de Quinta; a obra foi publicada em 2017 pela editora Concha.

"Foi muito gratificante levar a literatura aos presidiários que valorizaram muito o momento e levaram, felizes, as folhas com os textos lidos", explica a autora. "Na segunda turma, pediram para levar as imagens que inspiraram as escritas e as carregaram com um sorriso".

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.