ARQUEOLOGIA

Professor da FURG integra comissão organizadora do XIII Encontro SAB Sul e V JAAG

Danilo Vicensotto Bernardo é professor adjunto do curso de Arqueologia, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação

O professor do curso de Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da FURG, Danilo Vicensotto Bernardo, compõe a comissão organizadora do XIII Encontro SAB Sul e V Jornada de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG). Neste ano, o evento organizado pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Sul) tem como temática “Arqueologias do Sul: Patrimônio, profissão e legislação em tempos de reconstrução” e será realizado presencialmente de 11 a 15 de novembro no município de Taquara/RS.

Além de fazer parte da comissão organizadora, Danilo ministrará a oficina “Introdução à Bioarqueologia: conceitos fundamentais, curadoria e análises osteológicas primárias”, atuará na coordenação do Simpósio Temático “Por uma Bioarqueologia biocultural: ciência, evolução, cultura e engajamento social”, além de apresentar trabalhos de sua autoria.

Com o objetivo de promover “o enriquecimento do conhecimento arqueológico e científico na região sul, reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural para a sociedade”, a programação do evento conta com mesas-redondas com a presença de 16 especialistas da área, duas conferências principais, três oficinas temáticas, plenária da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e oito Simpósios Temáticos. Além disso, terá a realização da quinta edição da JAAG, sessões de pôsteres e ainda comunicações avulsas, contemplando mais de uma centena de trabalhos científicos.

Em sua 13ª edição, o Encontro SAB Sul contará com duas sedes: a Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), e também o Museu de Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac). A inclusão do Marsul como sede do evento marca a comemoração por sua reabertura ao público, após 15 anos, com uma exposição de longa duração, ações educativas e espaços destinados às atividades culturais revitalizados.

O evento conta com financiamento da Fapergs e da Capes e o apoio institucional de diversas entidades.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial desta edição.