Coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) da FURG tem início nesta segunda-feira, 5. A iniciativa tem como objetivo a contribuição para a melhoria do ensino na universidade, por meio da análise por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar do desempenho docente. Estão aptos a participar até o dia 9 de julho, todos os estudantes matriculados em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da universidade, presencial ou a distância, do 1º semestre letivo de 2023. Para participar, os estudantes devem acessar a aba “Avaliação do Docente/Turmas” no Sistemas FURG e clicar em “avaliar”.
A avaliação consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso. Posteriormente, estes são enviados às coordenações. Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que a identidade dos estudantes não é divulgada, sendo um processo anônimo.
Segundo o diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Maia Nery, o processo de avaliação é fundamental para o estudante ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem da universidade.
“Ao avaliar os docentes que ministraram aula nas disciplinas, os estudantes vão permitir que os próprios professores e os gestores identifiquem as necessidades de ajustes nas atividades de ensino, bem como destacar as boas práticas realizadas para que possam ser multiplicadas”, finaliza o gestor.
No final do ano letivo, os resultados serão disponibilizados no menu “Avaliação do Docente/Turmas – Resultados”. Eles servirão como base para os programas de capacitação dos docentes. Os resultados da ADD 2022 já estão disponíveis no sistema.
Para mais informações sobre o processo da ADD, entre em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) pelo e-mail dai@furg.br ou pelo telefone 53 323366918/ 32336945.
Histórico:
A ADD já é um instrumento institucional tradicional na FURG, tendo sido criado no ano de 2000, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na universidade, por meio da análise crítica por parte dos discentes, elencando os aspectos positivos e negativos, para melhorar o desempenho docente. A ideia é instrumentalizar as Coordenações de Cursos, as Direções das Unidades Acadêmicas e Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) no sentido de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação docente-estudante e na práxis do ensino-aprendizagem.