DECIDIMOS VIVER E VAMOS VIVER

Pelo direito ao território e à vida: Abril Indígena 2021 promove debates na universidade

Abertura acontece no dia 19 de abril, às 15h, no canal da FURG no YouTube

O Coletivo Indígena da FURG, com apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), promove o Abril Indígena 2021. Com tema “Nossa voz: pelo direito ao território e à vida”, o evento, que acontece todos os anos na universidade, será realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal da FURG no YouTube.

“Nossa luta começa desde que nascemos, mas é em espaços como a universidade que devemos fortalecer: mostrar nossa cultura, nosso jeito de ser e viver, demarcando todos os espaços. É uma luta de todos. No atual momento, precisamos juntos combater todo o retrocesso que nós, povos indígenas, estamos enfrentando. Como disse o Cacique Kretã Kaingangue ‘Decidimos viver e vamos viver!’”, salienta o Coletivo Indígena da FURG.

A coordenadora da Caid, Elisa Celmer, fala do importante momento do Abril Indígena e da aproximação com o coletivo para pensar na possibilidade de realização das atividades em período de distanciamento. “O papel da Caid foi estimular o coletivo a planejar um Abril Indígena totalmente online devido à pandemia. Além disso, colaboramos com a articulação dos estudantes indígenas com outros setores da universidade, que darão suporte operacional para as atividades pensadas”.

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o grupo enxerga o Abril Indígena 2021 como uma nova experiência e um novo jeito de realizar o evento. A programação, disponível ao final do texto, foi pensada para integrar temas do cotidiano indígena, juntamente com lideranças e indígenas de todo país.

“O Abril Indígena é um marco. Que todos os indígenas estudantes tenham sabedoria, fortaleza, coragem e ousadia de pintar as nossas universidades de urucum. Esse espaço é nosso, foi conquistado com muita luta por nossos anciãos. Não podemos esquecer jamais que devemos ter um pé na cultura e outro na universidade, como nos aconselhava nossa liderança Augusto Ope da Silva”, reforçam os integrantes do Coletivo Indígena da FURG.

Programação

Construída de forma coletiva, a programação do Abril Indígena 2021 congrega assuntos a partir das lutas diárias da população indígena em três mesas de debate, realizadas de forma virtual. As transmissões acontecem pelo canal da FURG no YouTube, sempre às 15h.

No dia 19 de abril, será realizada a abertura do Abril Indígena 2021. A cerimônia contará com a presença do reitor Danilo Giroldo e do indígena estudante Jocemar Cadete, graduando em Direito pela FURG.

Após a abertura do evento, será realizada a mesa “Mulheres Indígenas – Direitos, Lei Maria da Penha e Desafios”, com a presença de Dona Ângela Inácio – cacica Kaingangue da TI, Angélica Kaingang – assistente social, pesquisadora e mestranda no Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social (UFRGS), Telma Taurepang – coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), e Jane Morais – graduanda em Direito pela FURG e liderança do Coletivo de Mulheres Indígena Xondarias. A mediação será realizada por Jaqueline Tedesco, estudante de Direito na FURG e membro do Coletivo de Mulheres Indígenas Xondaria.

Com o tema “Saúde e Educação: experiências e desafios dos profissionais em tempos de pandemia”, a segunda mesa acontece na terça-feira, 20. O encontro será mediado por Lisiele Morais de Paula e Lizete Morais, e terá como participantes o doutor Manuel Adílio Dos Santos, a enfermeira Francely Alves Sobrinho e o cacique Woie Xokleng.

No dia 23 de abril, será realizada a mesa jurídica “Autodeterminação dos povos indígenas e o Estado brasileiro”, com participação de Vilmar Martins Moura Guarany – doutorando em Antropologia Social (UFG), Douglas Jacinto Kaingang – gestor ambiental e pesquisador em Antropologia, e Raquel Fabiana Lopes Sparemberger – doutora em Direito (UFPR). A mediação será de Jocemar Cadete.