Economia Solidária

Nudese: geração de trabalho e renda na universidade

Núcleo desenvolve projetos em cinco áreas, incluindo agricultura familiar, gastronomia e pesca artesanal

Desde 2003, o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) auxilia projetos que sejam focados no desenvolvimento. Com isso, atua visando a geração de trabalho e renda. Vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Nudese disponibiliza acompanhamentos relacionados às áreas de atuação dos projetos. Assim, o núcleo se estabelece como um ambiente de atividades que promovem o desenvolvimento local e regional.

O núcleo atende cinco áreas: agricultura familiar, catadores de materiais recicláveis, gastronomia, artesanato e pesca artesanal. Além disso, faz o processo de incubação dos grupos acompanhados, dando a associações e iniciativas comunitárias a possibilidade de formação e crescimento.

Nesse sentido, em julho, a coordenadora do Nudese, Lúcia Nobre, esteve presente na 26º Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) em Santa Maria, e participou da reunião da rede de incubadora de cooperativas populares. Considerada a maior feira de economia solidária da América Latina, o objetivo é promover a geração de trabalho e renda, a partir de uma economia mais justa e solidária.

Desde 2009 a FURG participa da feira, envolvendo, além do Nudese, outros núcleos que trabalham com economia solidária. “Este ano, excepcionalmente pelas questões dos recursos, não fomos com delegação daqui. Só eu, representando o Nudese e uma professora e uma bolsista de São Lourenço do Sul, representando a outra incubadora de economia solidária que tem no campus de São Lourenço do Sul”, ressaltou a coordenadora.

A Feira, um dos símbolos da economia solidária, é um momento de encontro e de formação, não apenas de comercialização, afirma Lúcia. “As feiras de economia solidária têm sempre espaços de formação. A Feicoop é permeada por seminários, oficinas e por espaços formativos”.

Projetos do Nudese

No trabalho com a agricultura familiar, desde 2016 o Nudese busca consolidar a proposta de um Núcleo de Consumo Responsável, no qual visa organizar a produção através do consumo, unindo produtores e consumidores. O núcleo já tem em torno de 200 integrantes e uma compra média semanal de 25 pedidos, impactando na produção desses agricultores que produzem de forma agroecológica. “Nós começamos com duas produtoras, hoje estamos em quatro, partindo para uma quinta pessoa que se estimulou a produzir de forma agroecológica porque sabe que seu produto terá consumo certo. A interação dos produtores com consumidores permite uma visão ampliada ao consumidor do ‘ato de consumir’, fazendo com que o próprio consumidor entenda as dificuldades que esses produtores têm”, ressaltou a coordenadora. Para participar do Núcleo de Consumo Responsável e se tornar um consumidor, os interessados podem entrar em contato com o Nudese, passar por um processo formativo sobre consumo responsável e depois, serão inseridos em uma plataforma onde fazem os pedidos semanalmente.

A Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita também é acompanhada pelo Nudese. “A Santa Rita hoje tem alvará de funcionamento, tem licença ambiental, e recentemente firmou termo de compromisso com a FURG para o recebimento dos resíduos oriundos da Coleta Seletiva Solidária realizada pela universidade”, conforme afirmou Lúcia.

Na gastronomia, o Nudese atende os grupos Delícias Solidárias e o Mãos na Massa. O primeiro tem ponto fixo dentro da universidade, o quiosque no Café Cultural, e está começando a transição agroecológica: “os produtos começarão a passar para uma fase de transição nessa segunda etapa do projeto. Vamos fazer todo um acompanhamento para que permita que elas possam oferecer ao público universitário produtos de base agroecológica” afirma a coordenadora. Já o Mãos na Massa é um grupo que trabalha com pães e bolos e faz feirinhas nas sextas-feiras, em quiosques em frente ao Centro de Convivência, com produtos de base agroecológica”.

Na Rede de Artesanato é trabalhado com as participantes, principalmente, o artesanato identitário, onde são introduzidos conteúdos como a importância do ecossistema local, reaproveitamento de materiais recicláveis e outras questões sociais, que fazem com que o artesanato tenha mais identidade e seja mais impactante para as artesãs e para quem consome. As integrantes da rede já participaram de diversos eventos, entre eles a Feira do Livro. "Foi feito um trabalho de formação em parceria com a Coordenadoria da Mulher sobre histórias de mulheres e elas retrataram nos seus artesanatos a questão de personalidades femininas, como Frida Kahlo, Rita Lee, Elis Regina, entre outras. Pontos turísticos da cidade do Rio Grande e fauna e flora regional também foram outros temas trabalhados” afirmou Lúcia. 

Além disso, na pesca artesanal, o Nudese atende a Associação de Pescadores da Vila São Miguel (Apesmi). Dentre uma das conquistas da Apesmi, Lúcia destaca que desde 2015 os pescadores fornecem pescado para a merenda escolar da rede municipal.

Como participar

Os alunos que tiverem interesse em conhecer e participar nas atividades do Nudese podem entrar em contato através do telefone (53) 3237-3102, da página no Facebook ou visitar a sede do Nudese no Campus Carreiros.