VALORIZAÇÃO DA VIDA

No Dia Mundial da Saúde Mental, relembre ações da FURG em prol do bem viver universitário

Atividades artísticas, culturais, esportivas e solidárias marcaram o Setembro Amarelo

10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, a data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para os cuidados necessários à manutenção da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental e estima que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020.

Em busca da valorização da vida e do bem viver universitário, a FURG através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Coordenação do Bem-Viver Universitário (CBVU) e do curso de Psicologia e seus projetos de pesquisa, realizou diversas atividades ao longo do mês de setembro – conhecido mundialmente como o Setembro Amarelo com foco na prevenção ao suicídio.

Acompanhe a seguir algumas das atividades realizadas na universidade que tiveram como foco a saúde física e mental da comunidade universitária.

CBVU e as Atléticas

A atividade intitulada “Setembro Amarelo: promovendo saúde mental na universidade através do movimento e da qualidade de vida”, foi realizada pelo grupo de psicólogos da CBVU em parceira com as Atléticas da FURG.

No dia 24 de setembro, a atividade contou com visita guiada para os estudantes conhecerem sobre esportes e atividades físicas na universidade. Foram realizadas oficinas de 6 modalidades de atividade física: Tai chi, Yoga, basquete, corrida, futsal e vôlei.

E em parceria com a Coordenação de alimentação, alojamento e transporte estudantil (Caate), as atividades foram abertas com um diálogo com a nutricionista Clarice de La Rocha e os estudantes presentes na atividade, sobre alimentação e os efeitos no comportamento das pessoas sob os aspectos físico, mental e social.

Já no dia 25, houve jogo de vôlei e futevôlei, no Cassino, na quadra Open Beach Sports. Ao longo do mês de setembro, as redes sociais das Atléticas foram utilizadas para uma campanha explicitando a importância das atividades físicas na saúde mental.

No dia 28, foi realizado um sarau em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e o Instituto de Letras e Artes (ILA) no Centro de Convivência (CC), com música, declamação de poesia e outras atividades artístico-culturais, para reestabelecer os laços da presencialidade pós o período pandêmico.

Espaço de Expressão

O “Espaço de Expressão” é uma das conexões existentes dentro do evento “Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo Estratégias de Cuidado em Rede”, vinculado ao Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (Gescem) e ao curso de Psicologia, da FURG. Tal dispositivo surgiu em 2018 buscando a promoção de cuidado na perspectiva extensionista e de pesquisa universitária, contando com estudantes bolsistas, voluntários (as), professoras (es) e usuários (as) de serviços de saúde.

Em meio à pandemia de coronavírus as ações foram adaptadas à modalidade remota, articulando, então, grupos psicoterapêuticos com distintas propostas de agenciamento coletivo e de auto-mútua-ajuda. Após a retomada de atividades presenciais na FURG, o “Espaço de Expressão” reiniciou projetos de acolhimento e saúde mental por meio da “Acolhida Cidadã” e no mês de maio realizou o evento alusivo ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” com debates acerca dos 30 anos da Lei Estadual de Reforma Psiquiátrica.

A estratégia de acolhimento utilizada é a junção entre a Arte e a Psicologia, promovendo experimentações artísticas, ocupando espaços na universidade, como a proposta levada para a “Trilha Cultural”, evento de integração no contexto acadêmico promovido pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC).

Além disso, a ação tem caráter extensionista, pois acontece em outras instituições da cidade como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com serviços substitutivos para a população em situação de rua do município.

Recentemente, o Grupo encerrou o projeto “Plantão Aquecimento: Redes Quentes” que visou acolher pessoas que chegam de diferentes regiões do Brasil e passam por um processo de adaptação ao clima da região do extremo sul. Assim, houve a divulgação de informações sobre os fenômenos climáticos e o fomento de uma campanha de arrecadação de agasalhos, cobertores e calçados com apoio da CBVU, do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) e do Centro Acadêmico de História (CAHIS). O local de coleta desses itens de inverno ainda está disponível no prédio da Prae no campus Carreiros.

Próximo Espaço de Expressão

A próxima ação que será realizada pelo “Espaço de Expressão” e pelo Gescem será o “4º Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede & 3ª Mostra de Saúde Coletiva”, promovendo a continuidade de discussões acerca da luta antimanicomial, políticas pública antiproibicionistas, movimentos sociais de usuários de saúde mental, Sistema Único de Saúde (SUS) e democracia em tempos de ataque.

O evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2022, na modalidade híbrida com transmissão pelo canal da FURG no YouTube e do Gescem e, presencialmente, no prédio da Secretaria de Educação a Distância (Sead). Em breve, as inscrições estarão disponíveis no Sistema de Inscrições (Sinsc).

Mais informações sobre o Gescem e o Espaço de Expressão podem ser enviadas por e-mail: gescemfurg@gmail.com  e através das redes sociais Facebook e Instagram .

 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

 

Gallery

Atividades artísticas, culturais, esportivas e solidárias marcaram o Setembro Amarelo

Divulgação