Neste sábado, 5, acontecerá o Dia E, um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), em todas as regiões do país. Os mutirões preveem um total de 7.811 atendimentos, distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames em diversas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras.
Nos três hospitais universitários vinculados à Ebserh no Rio Grande do Sul – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), e Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) – será ofertado um total de 287 atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. As atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o sábado.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, realizado pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população.
- SAÚDE
Mutirões Ebserh em Ação oferecem atendimentos neste sábado nos três hospitais do RS
Ação mobiliza os 45 hospitais da rede para oferecer procedimentos variados e reduzir tempo de espera no SUS
