MPU

Kako Xavier e a Tamborada farão show de encerramento da Mostra da Produção Universitária

Apresentação artístico-cultural valoriza e divulga a etnia negra do sul do Brasil

Acontece nesta sexta-feira, 26, o show artístico-cultural de encerramento da 20ª Mostra da Produção Universitária (MPU). A apresentação será de Kako Xavier e a Tamborada, às 21h30, pelo canal do Youtube da FURG . Kako é um artista gaúcho, que se apresenta como cantor e compositor, pesquisador e oficineiro, produtor cultural e apresentador. E neste ano comemora 28 anos de carreira, preparando seu novo álbum “A Raiz dos Tambores”.

A apresentação artística terá a banda base do projeto com tambores e auxílio de bateria, baixo e naipe de metais. O projeto Tamborada comemora 11 anos em 2021, e o artista – que já gravou cinco álbuns e um DVD -, prepara para esse verão a gravação de “Tamboridades”.

Trajetória e valorização da cultura

Kako Xavier tem contribuído na recuperação da história da presença negra do Rio Grande do Sul, e tem levado este conteúdo para as escolas da rede pública do Estado, assim como recebe na Casa do Tambor escolas da zona sul para troca de saberes.

Com seu trabalho de pesquisa, valorização e divulgação da etnia negra do sul do Brasil, viajou com o grupo Alabê Oni por todos os estados da federação, no projeto Sonora Brasil/SESC DN.

O artista é idealizador dos projetos: Tamborada, A Casa do Tambor, África no Sul, Rio Grande Negro do Sul, A turma do Tamborito e recentemente, o elogiado Salve Arte Festival, que proporciona um novo momento para a arte e artistas da zona sul do RS.

Reconhecimento

Kako Xavier já teve sua arte destacada nas seguintes conquistas: 1º show afro na história do Planeta Atlântida, através do Projeto Pixinguinha – Funarte/MinC, representante da etnia negra na Ópera Gaúcha – Expointer, Acorde Regional Brasileiro, apresentações com artistas latino-americanos no MTV Tordesilhas, Caminhos do Prata, Sons de Verão e Porto Alegre em Buenos Aires. Kako Xavier também se destaca como um dos artistas mais premiados nos festivais de música regional do Rio Grande do Sul.

Na cidade de Pelotas o artista recebeu o reconhecimento da Câmara de Vereadores com a medalha “honra ao mérito Mestre Batista”. Em outra ação, recebeu das mãos da prefeita, Paula Mascarenhas, o decreto onde Pelotas se declara a cidade do tambor de sopapo.

 

 

Gallery

Apresentação artística-cultural de Kako Xavier e a Tamborada marca o encerramento da 20ª MPU