EXAME NACIONAL

Inscrições para o Enem 2025 encerram-se na sexta-feira, 6

Estudantes da rede pública têm pré-inscrição automática; exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro

Photograph: MEC


O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está chegando ao fim: os candidatos têm até esta sexta-feira, 6 de junho, para se inscrever. A participação deve ser confirmada exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep, com login via Gov.br.

Neste ano, o sistema traz mais agilidade para os estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública, pois os dados cadastrais já vêm preenchidos automaticamente. Basta acessar a plataforma, revisar as informações e indicar a preferência de idioma para a prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol.

A taxa de inscrição permanece em R$ 85, e poderá ser paga até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto (emitido na própria página), Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco. Estão isentos da taxa os alunos da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 — mesmo que não tenham solicitado a isenção — e também os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizam o Enem para certificação do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência.

Uma das novidades do Enem 2025 é a retomada da função de certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos, mediante solicitação no ato da inscrição. A relação de instituições responsáveis pela certificação será divulgada posteriormente por meio de portaria do Inep. Essa opção não substitui o Encceja, que continua sendo uma alternativa válida para a obtenção do diploma.

Segundo o MEC, para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio os participantes devem atingir uma nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e pelo menos 500 pontos na redação. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Enem.

A certificação é de responsabilidade das Instituições Certificadoras, que serão divulgadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Cartão de Confirmação do Enem 2025 constará que o participante tem a pretensão de utilizar o exame para fim de certificação de conclusão do ensino médio. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Por causa da COP-30, no entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Nota mínima para certificação do Ensino Médio

Segundo o MEC, para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio os participantes devem atingir uma nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e pelo menos 500 pontos na redação. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Enem. A certificação é de responsabilidade das Instituições Certificadoras, que serão divulgadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Cartão de Confirmação do Enem 2025 constará que o participante tem a pretensão de utilizar o exame para fim de certificação de conclusão do ensino médio. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Por causa da COP-30, no entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

*Com informações do MEC e do Inep