O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento à contribuição no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola. A entrega simbólica do diploma foi anunciada durante a aula inaugural do programa, em dia 29 de abril, e enviada eletronicamente à instituição.
A homenagem destaca a atuação do HU-FURG na formação de profissionais de saúde angolanos em 2024, por meio de estágios complementares com duração de três meses na especialidade de Neonatologia. A ação integra os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça a importância da cooperação internacional para a qualificação profissional e o fortalecimento de sistemas públicos de saúde.
Para a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-FURG, Marilice Magroski, “Essa experiência foi de extrema valia, pois permitiu que aprendêssemos na mesma proporção em que contribuímos para qualificar a formação de profissionais daquele país. Essa parceria também beneficiou outros profissionais, quando uma atividade on-line sobre reanimação foi realizada após o retorno das profissionais que estiveram conosco”.
Rede Ebserh compartilha experiências com o sistema de saúde de Angola
O programa, iniciado em 2024, é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, com participação da Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação e que administra 45 Hospitais Universitários Federais. A meta do programa é capacitar cerca de 38 mil profissionais angolanos em um período de cinco anos, em áreas como: enfrentamento de doenças infecciosas, epidemias e emergências sanitárias, por exemplo, Covid-19, malária, sarampo e dengue.
A contribuição dos hospitais universitários da Rede Ebserh envolve o compartilhamento de experiências em ensino, assistência e gestão hospitalar. Em 2025, foram ofertadas 82 vagas para formação em 17 hospitais da Rede, com taxa de preenchimento de 91,4%. Desde o início do programa, em 2024, já foram disponibilizadas 3.274 vagas em 25 unidades hospitalares vinculadas.