O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementou o Escritório de Processos (EPROC) para otimizar a gestão hospitalar. As ações iniciais incluem o mapeamento de processos e a realização de um workshop de ideação, envolvendo profissionais de diferentes áreas para discutir melhorias nas áreas administrativa e assistencial.
A chefe do Setor de Governança e Estratégia (SeGov), Aline Ferraz, demonstrou entusiasmo com o início das atividades: “Estamos muito felizes com o início das ações de mapeamento do Escritório de Processos, pois atuará na otimização dos fluxos de trabalho e na disseminação de uma cultura de melhoria contínua no HU-FURG”. Ela também destacou que “A implementação dessa estrutura junto ao SeGov fortalece estrategicamente as ações do Setor em várias frentes de trabalho: na gestão organizacional, nas ações de compliance, no gerenciamento de riscos e, especialmente, no alcance dos objetivos institucionais estabelecidos no Plano Diretor Estratégico PDE 2024-2028”.
O Escritório de Processos é responsável por planejar, implementar e monitorar boas práticas nos hospitais universitários federais, conforme orienta a Ebserh. O mapeamento de processos é uma ferramenta que possibilita a identificação de gargalos, redundâncias e oportunidades de melhoria. Com essa abordagem, o HU-FURG busca estabelecer padrões operacionais mais eficientes, garantindo maior agilidade na execução das atividades e, assim, proporcionando um atendimento de saúde mais eficaz aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O gerente administrativo, Tomás Dalcin, explicou: “O Escritório de Processos vem para atuar não só no mapeamento dos processos nas mais diversas unidades, mas principalmente em, a partir desse mapeamento, identificar as oportunidades de melhoria e apoiar os gestores e trabalhadores na construção de soluções”. Entre as principais ações do Escritório estão a padronização de atividades e a promoção de um ambiente colaborativo.
Foco em logística e compromisso com a qualidade
As primeiras atividades do Escritório de Processos focaram em unidades ligadas à Gerência Administrativa. Tomás pontuou que o Escritório atuará prioritariamente na cadeia logística de insumos hospitalares e medicamentos, áreas que foram severamente impactadas pela pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, por eventos climáticos extremos. “Mapear as diferentes fases e intersecções de todo o complexo processo que envolve o suprimento e ressuprimento destes insumos permitirá atuar sobre possíveis gargalos, otimizando prazos, processos e fluxos tanto internos quanto externos à GAD”, reforçou o gestor.
O workshop de ideação foi importante, por possibilitar que a equipe multidisciplinar trocasse experiências e propusesse novas abordagens para os desafios enfrentados na rotina hospitalar. A engenheira de produção que atua diretamente no Escritório, Taynara Bom, destacou a importância dessa colaboração: “A iniciativa reforça o compromisso do HU-FURG com a inovação e a busca contínua pela excelência na gestão da saúde. Os impactos dessas ações serão amplamente sentidos na otimização da gestão hospitalar, proporcionando maior integração entre setores, redução de desperdícios e aumento da eficiência operacional”.
“Esse alinhamento foi estratégico e de suma importância para a DLIH, visando melhorias no mapeamento das atividades de Suprimentos e Ressuprimentos do HU-FURG, garantindo assim otimização nos fluxos e análise de eventuais gargalos”, detalhou o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Rodrigo De Quadros Leal. Durante o primeiro momento, foi realizada a análise e modelagem dos processos da etapa de Suprimentos, já garantindo melhorias em determinadas atividades da Unidade de Planejamento e Dimensionamento de Estoques (UPDE).
Rodrigo também explicou que, após o workshop de ideação, o próximo passo será monitorar as melhorias propostas por meio de indicadores. “Os primeiros passos serão a unificação de planilhas e dados de sistemas internos, com suporte da área de TI, além da integração de planilhas com a Unidade de Compras e Licitações”.
A expectativa é que os resultados desse trabalho reflitam na melhoria dos processos internos e na experiência de pacientes do SUS, acompanhantes e profissionais da saúde, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. “O Escritório de Processos segue empenhado na implementação de novas estratégias que impulsionem a modernização do Hospital e promovam impactos positivos para toda a instituição”, ressaltou a engenheira Taynara.