SAÚDE

HU-FURG faz mutirão e retoma cirurgias eletivas para pacientes do SUS

Ação que ocorreu no Dia do Trabalhador, integrando o programa da Ebserh para reduzir filas de espera, beneficiou pacientes em diversas especialidades

No feriado de 1º de maio, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu mais um mutirão de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa marcou a retomada das cirurgias eletivas, temporariamente suspensas desde abril em razão da alta ocupação hospitalar, provocada pelo aumento da demanda por atendimentos de urgência e emergência, especialmente nas áreas de Obstetrícia e Traumatologia.
A ação possibilitou o atendimento de 92 pacientes do SUS em diversas especialidades. Foram efetuadas 10 laqueaduras, três cirurgias de Traumatologia, 19 consultas de Endocrinologia e 10 biópsias dermatológicas. Além disso, foram realizadas oito colonoscopias, quatro endoscopias, 15 tomografias computadorizadas, 12 ultrassonografias e 11 atendimentos odontológicos.
Segundo o chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação Assistencial (Urigia), Matheus Souza Silva, “a organização do mutirão foi produtiva, com boa logística entre a Regulação, o Bloco Cirúrgico e a Internação, representando um marco para a retomada das eletivas”. Ele destacou que “o retorno das laqueaduras, por serem procedimentos eletivos, é um indicador significativo. A retomada gradual das eletivas foi facilitada pela melhor estruturação logística com os hospitais de retaguarda, principalmente na traumatologia”.
Os exames de endoscopia e de colonoscopia são ofertados em todos os mutirões do HU-FURG. Segundo a enfermeira Cintia Marchesan Passos, responsável pela coordenação dos procedimentos, “trata-se de uma ação organizada, realizada por uma equipe multiprofissional comprometida, com o objetivo de ampliar o acesso da população, reduzir a fila de espera e garantir a realização de exames fundamentais para o diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de doenças”.

Mutirões e cadastro atualizado no HU-FURG

Sobre os mutirões, Matheus ressaltou explicou que “as ações são realizadas em feriados desde setembro de 2023, aproveitando o menor fluxo de pessoas no hospital para otimizar a estrutura disponível”. Segundo ele, “a iniciativa já alcançou mais de duas mil pessoas e visa reduzir a demanda reprimida causada, principalmente, pela pandemia de Covid-19 e pelas enchentes de 2024”.
Para o sucesso dos mutirões, o chefe da Urigia enfatizou a importância da atualização cadastral dos pacientes. “Nosso protocolo de chamamento inclui três tentativas de contato telefônico, com intervalo de 48 horas. Sem sucesso, o paciente é retirado da lista com anotação no prontuário”, explicou Matheus Souza Silva. Ele orientou os pacientes a manterem seus dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O ideal é que os pacientes informem seus dados atualizados nas UBS. Essas informações são repassadas ao HU-FURG para podermos contatá-los para o atendimento no mutirão”, concluiu.
Em 2024, os mutirões passaram a integrar programa “Ebserh em Ação”, uma iniciativa que, em 2025, foi ampliada e passou a contar com a parceria do Ministério da Saúde. O objetivo é agilizar o acesso dos pacientes a consultas e exames especializados, contribuindo para a redução das filas do SUS. A organização dessas escalas especiais mobiliza profissionais e residentes. Nesse sentido, a iniciativa contribui para o aperfeiçoamento das habilidades e técnicas cirúrgicas dos residentes em formação no Hospital. Além disso, a ação é organizada pela Urigia e conta com o apoio de diversas unidades, setores e divisões do Hospital.