HACK10 celebra dez anos de inovação com a Innovatio

Photograph: Gioconda Alfaro

O HACK10, hackathon comemorativo aos dez anos da incubadora Innovatio da FURG, em parceria com a equipe do Programa Capacitação 4.0 (Unidade Embrapii iTec/FURG), foi um grande sucesso, reunindo 60 estudantes de diversas áreas do conhecimento.



O evento foi realizado em duas fases: a primeira, de 9 a 19 de agosto, ocorreu virtualmente e foi focada na criação e desenvolvimento de ideias inovadoras a partir dos desafios propostos por organizações parceiras. Dez projetos foram selecionados para a fase presencial, realizada no Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG.

Na fase presencial, os participantes receberam mentorias intensivas, participaram de oficinas de pitch e sessões de feedback com especialistas do mercado, criando um ambiente de aprendizado e desenvolvimento. O hackathon culminou com a apresentação dos projetos finais para uma banca de jurados composta por representantes de empresas patrocinadoras, parceiros da Innovatio e professores da FURG.

Os desafios que nortearam as soluções dos estudantes foram:
Alimentação, apresentado pelo Banco de Alimentos de Rio Grande: "Como podemos criar uma solução tecnológica que revolucione a gestão do Sábado Solidário, otimizando a arrecadação de não perecíveis e incentivando o voluntariado organizado pelo Banco de Alimentos de Rio Grande?"
Empresarial, apresentado pela CDL - Rio Grande e São José do Norte: "Como podemos inovar para fortalecer nossa comunidade, desenvolvendo soluções digitais que incentivem a compra local e promovam o setor de comércio e serviços do município para um mundo mais conectado e digital?"
Empresarial, apresentado pela Innovatio: "Como podemos ampliar a criação e o desenvolvimento de startups de base tecnológica na Innovatio, aproveitando a ciência e a tecnologia geradas nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, assim como promovendo a participação da comunidade externa?"
Saúde, apresentado pelo Hospital Universitário - HU-FURG/Ebserh: "Como podemos aprimorar a comunicação com pacientes pós-operados no Hospital Universitário, garantindo que as orientações sobre cuidados sejam claras, acessíveis e úteis, e permitindo uma interação eficiente com a equipe de saúde?"
Saúde, também pelo HU-FURG/Ebserh: "Como podemos solucionar o problema do absenteísmo (não comparecimento) em consultas no Hospital Universitário?"


Os três projetos vencedores foram:
Co-founders Finder – uma solução para conectar empreendedores na comunidade acadêmica da FURG, visando ampliar a formação de startups através de uma plataforma de inovação aberta.
Viva Local – uma plataforma digital que promove o consumo local e divulga eventos sociais.
Bio Check – uma plataforma digital que aprimora a comunicação entre o Hospital Universitário e pacientes pós-operados.

Além dos vencedores, o projeto Company Growth, que propôs uma solução para expandir a criação e o desenvolvimento de startups na Innovatio por meio de uma plataforma educativa, foi agraciado com o prêmio INNOVA 10, uma premiação especial decidida por votação online, reconhecendo a criatividade e o impacto potencial da proposta.

Parcerias essenciais
O sucesso do HACK10 foi garantido graças ao apoio de patrocinadores como Unimed Litoral Sul, Axis do Brasil, CDL - Rio Grande e São José do Norte, Pizzarte, Cervejaria Sítio Santa Cruz, Duckbill Cassino, Escritório MDE - apoio empresarial para doutores e dentistas. Apoiaram o evento também o Sebrae/RS, Augen Engenharia e Inovação, Co.place coworking, HU-FURG/Ebserh, OceanValley, Grande Pacto pela Inovação e Consultório na Praia, que prestou mentoria e acompanhamento das equipes por meio da psicóloga e psicanalista Priscila Coelho.

Os desafios do HACK10 foram fornecidos por organizações como HU-FURG/Ebserh, Banco de Alimentos de Rio Grande, CDL e a própria Innovatio. A Clash - Design de Interações facilitou o evento, enquanto a empresa Parcerias de Sucesso cuidou da comunicação e divulgação, incluindo transmissões ao vivo em seu canal no YouTube. Essas parcerias foram essenciais para oferecer aos participantes a oportunidade de trabalhar em problemas reais e desenvolver soluções aplicáveis.

Experiência enriquecedora
O HACK10 se destacou não apenas como uma competição, mas como uma atividade de extensão universitária valiosa, complementando a formação dos estudantes ao desenvolver soft skills como trabalho em equipe, comunicação e liderança. A diversidade entre as 10 Unidades Acadêmicas representadas pelos estudantes “foi um dos pilares do sucesso do evento”, como destacou Aléssio Almada, coordenador da Innovatio.

Depoimentos de participantes
"Participar do HACK10 foi uma experiência incrível. Estar imerso em um ambiente de inovação, interagindo com a comunidade e conectando-se com grandes empreendedores da região foi extremamente enriquecedor!" - Tiago Azevedo, Sistemas de Informação, equipe Co-founders Finder, 1ª colocação no HACK10.

"Viver a intensidade do Hackathon foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida. A adrenalina de criar soluções inovadoras em tempo recorde, aliada ao espírito de equipe e à troca com mentores inspiradores, nos levou ao 2° lugar. Sinto-me imensamente grata e motivada para os próximos desafios!" - Lucila Silva, Ciências Contábeis, equipe Viva Local, 2ª colocação no HACK10.

"Eu acreditava ter tido finais de semana que marcaram a minha vida, até participar do HACK10! Fazer conexões com os mais diversos perfis de pessoas, aprender com profissionais excepcionais e modelar um negócio que faça a diferença na vida das pessoas… a palavra que define é: sensacional!" - Laura Cordeiro, Administração, equipe Bio Check, 3ª colocação no HACK10.

“Foi uma honra participar da ação. No início, foi desafiador (positivamente), pois precisei atuar em diferentes níveis, aprendi muito ao longo dos dias. Destaco a importância do trabalho em equipe, gostei de crescer e aprender com meu time, enfrentamos diversas circunstâncias desafiadoras e conseguimos superá-las. Aos professores e a organização do evento, meu elogio pela produção e execução de algo tão incrível e inovador. Me sinto muito feliz de ter participado do HACK10 e estou empolgada com a ideia pensada por mim e pelo meu time ao longo do evento.” Carolina Leandro, Sistemas de Informação, equipe Company Growth, ganhadora do prêmio INNOVA 10.

Próximos passos
O sucesso do HACK10 foi tão inspirador que, conforme anunciado por Aléssio Almada, será realizado em 31 de agosto um Workshop Pós-hackathon para as equipes interessadas em continuar desenvolvendo os projetos criados durante o evento. Esse workshop, com apoio da Innovatio e do Programa Capacitação 4.0, visa transformar essas ideias em empreendimentos reais e sustentáveis.

 

 

Gallery

Evento teve foco na criação e desenvolvimento de ideias inovadoras

Gioconda Alfaro