LUTO

FURG se despede do professor Valter Fritsch

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras no campus SLS faleceu na terça, 21

Photograph: Arquivo Pessoal

O Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG lamenta o falecimento precoce do professor doutor Valter Henrique Fritsch, aos 43 anos, ocorrido no dia 21 de janeiro. Ele morreu em decorrência de uma parada cardíaca no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O velório aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, na capital.

Natural de Arroio do Meio/RS, Fritsch ingressou na FURG em abril de 2015. Atuava como professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), com área de concentração em Estudos da Linguagem e História da Literatura, no campus São Lourenço do Sul. Lecionava, também, cursos junto ao Núcleo Permanente de Formação de Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias de São Lourenço. Era formado em Letras e Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde também concluiu mestrado e doutorado.

Sempre rodeado por colegas e alunos, era visto como uma pessoa amável e calorosa.

Segundo o professor João Cláudio Arendt, coordenador do curso de Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, Fritsch era um professor muito querido pelos alunos, servidores, colegas e pela comunidade de São Lourenço do Sul. "Era extremamente dedicado às causas que defendia no campo da educação, da cultura e da área de Letras. A sua partida, ao mesmo tempo em que deixa uma lacuna irreparável, jamais será ausência: ele estará sempre conosco na memória do que semeou entre nós, sejam ideias, ações, sorrisos ou abraços", comenta.

"Conheci o Valter em 2018, quando fui professora substituta no campus de São Lourenço do Sul", recorda a professora Marina Penteado. "Me senti imediatamente adotada por ele, que me apresentou para todos os colegas do campus como uma velha amiga de infância, já planejando trabalhos juntos para o futuro. Guardo com muito carinho essa lembrança dele, de um colega acolhedor, apaixonado pela profissão e que entendia a importância de pensar no coletivo".

"Valter é um ser humano estupendo. Colega que sabia compartilhar, ensinar, dialogar e sobretudo, viver em harmonia", afirma a colega, amiga e professora Gabriela Silva. "Pesquisador nos temas da leitura, teatro e literatura infantil e juvenil, além da literatura de fantasia e fantástica, Valter contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa na UFRGS e na FURG com idoneidade e originalidade. Do amigo que partiu fica a imensa saudade do abraço acolhedor e do coração extremamente gentil e amoroso", completa.

"Conheci o Valter como banca de avaliação dos pôsteres das minhas alunas em uma Mostra Universitária. As meninas eram novas no projeto, ele as interrogou amorosamente, apontando as potencialidades do trabalho", lembra a professora Luciana Coronel. "Logo o grande cara que ele era começou a revelar-se: professor universitário com trajetória no teatro, drag queen e pai de santo. O Valter desestabilizava as estruturas. Transgressor também pelo afeto que envolvia sua prática docente, sua relação com todos. O Valter não cabia em nenhum papel, porque deslizava de todos os lugares, alcançando o infinito", celebra a amiga.

Com a notícia, setores do ILA atuaram em expediente interno, em luto.

 

 

Gallery

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras no campus SLS faleceu na terça, 21

Arquivo Pessoal